A revisão do currículo de arquivologia em debate na UFSM: contribuição a partir de pesquisa acadêmica

Rafael Chaves Ferreira, Fernanda Kieling Pedrazzi, Sônia Elisabete Constante, Jéssica Oestreich, Lisieli Rorato Dotto, Êmili Lemanski dos Santos

Resumo


Atualmente, avaliar o ensino, independente da área do saber, é fundamental, especialmente devido às novas exigências do mercado de trabalho aliadas à necessidade do emprego de ferramentas da Tecnologia da Informação. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encontra-se neste contexto, já que este trabalho tem por finalidade apresentar a continuidade do processo de avaliação do ensino de Arquivologia que iniciou no Curso em 2011 prolongando-se até 2012. Com a promoção de novos espaços de diálogo e uma agenda de discussões em torno das recomendações da comunidade arquivística, verificadas em 2011, foi possível refletir sobre o ensino de Arquivologia a partir das propostas reunidas em eventos da área, com a participação de docentes e discentes, compilando sugestões para a revisão curricular como a integração de disciplinas do currículo vigente com a Tecnologia da Informação e a inserção de temas como políticas públicas arquivísticas e pensamento científico.

Palavras-chave


Curso de arquivologia; Formação do arquivista; Revisão curricular; UFSM

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