Levantamento documental sobre a morte em acervo da intendência: delimitação do arquivo de tese

Autores

  • Fernanda Kieling Pedrazzi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Discurso, Intendência, Morte,

Resumo

Este trabalho traz a delimitação do arquivo de uma tese de doutorado em Letras, especificamente trabalhando o discurso dos atestados de óbitos, numa perspectiva de Análise do Discurso de Linha Francesa. Os documentos aqui destacados fazem parte do Tomo 13 do Fundo Intendência Municipal, preservado no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Faz um levantamento dos documentos assinados por homens que viveram na cidade de Santa Maria, localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul, em 1896. Busca estabelecer um critério de recorte do arquivo com vistas a representar o Tomo. Ao final é apresentada uma análise preliminar de alguns dos documentos selecionados para comporem o corpus da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Kieling Pedrazzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Assistente do Departamento de Documentação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, na área de Estudos Linguísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Pedrazzi, F. K. (2016). Levantamento documental sobre a morte em acervo da intendência: delimitação do arquivo de tese. BIBLOS, 28(3), 95–114. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5364