Modelo de WorkFlow como processo de simbiose entre a preservação digital do patrimônio cultural documental e a lei geral de proteção de dados - LGPD

Autores

  • Vagner da Silva de Carvalho Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Fernanda Kieling Pedrazzi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.13724

Palavras-chave:

Patrimônio documental, Preservação digital, Lei Geral de Proteção de Dados

Resumo

Mediante a notoriedade e singularidade do patrimônio cultural documental, que uma vez em suporte digital demandam estratégias de preservação que impactam de sobremaneira na salvaguarda dos documentos arquivísticos digitais, e no advento da Lei 13.709 – a Lei Geral de Proteção de Dados condiciona ainda mais os aspectos relacionados à segurança. O objetivo deste estudo caracteriza-se em Interconectar os critérios de preservação de documentos arquivísticos digitais com a Lei Geral de proteção de dados. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa descritiva e documental, cujas fontes perpassaram à luz das cartilhas do CONARQ, respectivamente da câmara técnica de documentos eletrônicos, RDC-Arq, SIGAD, conceito de cadeia de custódia e Lei 13.709, a natureza de análise utilizada foi conforme a abordagem qualitativa. O principal resultado deste estudo caracterizou-se por uma estrutura BPMN ou workflow de interações da preservação de documentos arquivísticos digitais levando em consideração a cadeia de custódia de documentos, a teoria das três idades análogos à preservação e segurança de dados pessoais.

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Biografia do Autor

Vagner da Silva de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo PPGMP - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em Patrimônio Cultural pelo PPGPC -Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2021), graduação em administração Bacharelado pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2012), licenciatura em história pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (2015), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade federal de Santa Maria (UFSM, 2015). Atualmente ocupa o cargo de Professor no curso de Direito e Administração da Faculdade Metodista de Santa Maria- FAMES, Tutor EAD do curso de especialização em Gestão em Saúde da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Analista de Processos de Gestão Eletrônica de Documentos na UNIMED Santa Maria Cooperativa de serviços Médicos, Acadêmico do curso de Arquivologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Fernanda Kieling Pedrazzi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vinculada ao Departamento de Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas, possui toda sua formação na mesma Instituição, com graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1999), graduação em Arquivologia (2004), mestrado em Engenharia de Produção (2002) e doutorado em Letras, na área de Análise do Discurso (2015). Atua na Graduação em Arquivologia, principalmente nos seguintes temas: paleografia, arquivos pessoais, arquivologia, informação e cemitério e memória. É responsável pelas disciplinas de Paleografia e Prática da Paleografia do Curso de Arquivologia da UFSM e pelo Laboratório de Paleografia Profa. Eneida Izabel Schirmer Richter, o LaPPEI, criado em 2016, e pelas disciplinas O Brasil e as Políticas Públicas Arquivísticas no Mestrado em Gestão de Organizações Públicas e A memória, o documento e a morte no Mestrado de Patrimônio Cultural. Atua também como orientadora no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural e no Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Carvalho, V. da S. de, & Pedrazzi, F. K. (2022). Modelo de WorkFlow como processo de simbiose entre a preservação digital do patrimônio cultural documental e a lei geral de proteção de dados - LGPD. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.13724

Edição

Seção

Artigos