Visual storytelling

recurso de ensino e aprendizagem no curso de biblioteconomia da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15257

Palavras-chave:

Visual Storytelling, Biblioteconomia, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O artigo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da produção das mídias digitais para a Educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que tem por objetivo analisar as potencialidades de interação do visual Storytelling que permitem uma interpretação da criação metacognitiva por meio de fotografias, sons, cores e textos. Na perspectiva que essa mídia digital pode ser utilizada como um recurso de ensino e aprendizagem em uma disciplina introdutória do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFBA na modalidade presencial, parte-se da questão de como o uso do visual Storytelling pode potencializar o processo interativo do cursista. Conclui-se que o visual Storytelling pode ser utilizado como um recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem, com vistas a possibilitar a construção coletiva e compartilhamento do conhecimento de forma interativa, numa sociedade conectada a novas maneiras de sociabilidade e culturas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Santos Souza Teixeira, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Produção de Mídias para Educação Online pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e Mestra em Ciência da Informação pela UFBA. Especializando-se em Educação em Base Africana por meio do Curso de Extensão Ubuntu da FACED/UFBA. Atualmente é Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Membro do Grupo de Estudos Saberes e Fazeres em Gestão da Informação e Conhecimento (GEINFO/UFBA) e do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC/UFBA). Tem experiência em Normalização de trabalhos acadêmicos e rotina administrativa e cultural de bibliotecas.

Nídia Lubisco, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1969), especialista em Modernização de Sistemas Administrativos (1986), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutora em Documentação, pela Universidad Carlos III de Madrid (2007), é docente dos cursos de graduação de Biblioteconomia e Arquivologia, do Instituto de Ciência da Informação; do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (mestrado e doutorado); e Professor Colaborador do Programa de Saúde, Ambiente e Trabalho, da Faculdade de Medicina, todos na Universidade Federal da Bahia. Lidera do grupo de Pesquisa GEINFO Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento, investigando nas áreas de planejamento, gestão e avaliação de unidades de informação, com ênfase em bibliotecas universitárias, com orientação a mestrandos, doutorandos, bolsistas PIBIC e graduandos. Além das disciplinas ligadas às áreas citadas, ministra disciplina referente à metodologia de pesquisa e elaboração do trabalho científico no Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (mestrado e doutorado), do Instituto de Ciências da Saúde, também da UFBA. Atua na área de revisão textual e normalização de trabalhos acadêmicos, tendo publicado em coautoria o Manual de estilo acadêmico, pela EDUFBA, que se encontra na sua 5a. edição. É parecerista ad-hoc de oito revistas científicas da área de Ciência da Informação. Recebeu prêmio internacional da Emerald Net em 2009 por artigo publicado em coautoria, sobre capítulo de sua tese. Organiza e/ou publica livros, capítulos e artigos, no Brasil e no exterior. De março a dezembro de 2013 esteve em estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca, com bolsa da Capes; e março e abril de 2017, na Universidad Carlos III de Madrid. Foi Vice-diretora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA (out. 2010- out. 2014). Coordenou o Núcleo de Periódicos da UFBA, criado no âmbito da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (out. 2015-fev 2017). Também no ano de 2015, o grupo de pesquisa que lidera teve projeto de pesquisa aprovado pelo edital Universal 05/2015 da FAPESB, para o desenvolvimento de quatro pesquisas, cujo objeto é a qualificação de serviços e produtos do Sistema de Bibliotecas da UFBA. Especificamente, uma trata do apoio a docência, tendo como foco a pesquisa científica e as metodologias de ensino-aprendizagem, com uso de tecnologias digitais; outra, refere-se às condições de avaliação dos cursos de graduação pelo INEP; a terceira, à política de aquisição de acervo para a UFBA; e à quarta, à construção das bibliografias básicas e complementares dos cursos de graduação. É membro da Academia de Ciências da Bahia, desde maio de 2016. Desde 2017, integra o Colegiado de Curso do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (M/D), é Vice-chefe do Depto.do Fundamentos e Processos Informacionais, do Instituto de Ciência da informação e Presidente do Núcleo Docente Estruturante, do Cursode Biblioteconomia e Documentação.

Hélio Souza de Cristo, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Pós-doutorando pelo Centro Universitário Senai Cimatec. Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Especialista em Produção de Mídias para a Educação Online pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com licenciatura plena em Docência e Gestão de Processos Educativos. Possui experiência em gestão escolar e docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui experiência em Educação a Distância. Atuou como docente no Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, estuda e discute: educação, juventudes, tecnologias da informação e comunicação, ativismo digital, ciberativismo, socialização política juvenil, formação política juvenil, participação sociopolítica juvenil, mídias sociais e fake news.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Teixeira, A. P. S. S. ., Lubisco, N. M. L. ., & Cristo , H. S. de. (2023). Visual storytelling: recurso de ensino e aprendizagem no curso de biblioteconomia da UFBA. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15257

Edição

Seção

Artigos