A formação pedagógica do arquivista no Século XXI: o aprendizado do Hipertexto

Autores

  • Carlos Eugênio Silva Neto
  • Janecely Silveira de Lima
  • João Wandemberg Gonçalves Maciel

Palavras-chave:

Hipertexto, Ação pedagógica, TDIC, Arquivologia

Resumo

O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eugênio Silva Neto

Bacharel em Arquivologia – Universidade Estadual da Paraíba; membro do Grupo de Estudos sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologias Educacionais – GEHAETE / CNPq.

Janecely Silveira de Lima

Graduada em Arquivologia – UEPB; membro do GEHAETE / CNPq.

João Wandemberg Gonçalves Maciel

Professor Doutor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV; líder do GEHAETE / CNPq.

Downloads

Publicado

2011-04-24

Como Citar

Silva Neto, C. E., Lima, J. S. de, & Maciel, J. W. G. (2011). A formação pedagógica do arquivista no Século XXI: o aprendizado do Hipertexto. BIBLOS, 24(2), 119–134. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1901

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)