Digitalização e higienização da documentação na Divisão de Arquivo do DAP/PRODEGESP-UFSC

José da Rosa, Eliana Maria dos santos Bahia, Douglas Aguiar das Neves, William Adão Ferreira Paiva

Resumo


Discussões teóricas sobre a informação e suas práticas, fazem parte do universo acadêmico. A Ciência da Informação que abarca a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, abrem um espaço nessa relação com cada área possuindo diferentes características, diálogos, cabendo aos alunos desta área interdisciplinar, conhecerem a natureza dos materiais componentes do acervo do Departamento de Administração de Pessoal, que tem como público-alvo os funcionários ativos, inativos e pensionistas. Cabe também, aplicarem seus conhecimentos na Organização, Digitalização e Higienização da documentação na Divisão de Arquivo, tratarem a vivência entre a teoria e prática, uma vez que possibilita a soma de esforços dentro da UFSC que reconhece a importância da organização da documentação no arquivo institucional e desperta o caminhar do saber fazer. Estudantes passaram nos Concursos Públicos da UFSC e foram atuar na DARQ, observa-se que o trabalho tem gerado a ampliação de atuação na formação dessas áreas. Durante diversos anos foram realizadas atividades de extensão e a partir de 2005, com o currículo novo da Biblioteconomia ocorre a implantação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Ao final do artigo, temos os resultados a serem alcançados e esperados

Palavras-chave


arquivo; ciência da informação; digitalização; documentação; higienização.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015.Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em

. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em:

. Acesso em: 09 out. 2017.)

BRASIL. Lei n. 8.159, de janeiro de 1991. Dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e dá outras providências. Brasília, DF: Senado; 1991. Disponível em:

>. Acesso em: 10 out. 2017.

CHAGAS, Magda Teixeira; BAHIA, Eliana Maria dos Santos. Desenvolvimento, conservação e recuperação das coleções. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2010. 118 p

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

FACHIN, Juliana. Gerenciamento eletrônico de documentos na Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. TCC (Curso de Biblioteconomia);orientadora Prof. Eliana Bahia. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2017.

KRÜGER, Júlia. Matriculada na disciplina Estágio Obrigatório I no Arquivo do DAP na Universidade Federal de Santa Catarina no 1º semestre de 2016, com professora orientadora Aline CarmesKurger. (Curso de Arquivologia).

LOPES, Luís Carlos. A nova arquivística na modernização administração.2.ed. Brasília: ProjectoEidtorial/Annabel Lee, 2013.

MENEZES, Priscila Lopes. A conduta ética dos arquivistas participantes do Serviço de Informação ao Cidadão em universidades federais da Região Sul do Brasil. 2014. 249 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014. Disponível em: . Acesso em 09 out. 2017.

NEVES, Douglas Aguiar das. A ergonomia no Arquivo do DAP na Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. TCC (Curso de Biblioteconomia); orientadora Prof. Eliana Bahia.

REYZÁBAL, María Victoria. A comunicação oral e sua didática. Bauru: EDUSC, 1999. 355p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução normativa n.º 03/CUN/09, de 08 de dezembro de 2009. Dispõe sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em . Acesso em: 06 out. 2017.




DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7918

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PROPESQ PROPESQ PROPESQ   PROPESQ   PROPESQPROPESQ             PROPESQ

 

 

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ