Uma análise das produções acadêmicas dos profissionais da ciência da informação sobre o uso da audiodescrição para pessoas com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15594

Palavras-chave:

Audiodescrição, Pessoas com deficiência visual, Acessibilidade

Resumo

A audiodescrição é uma tecnologia assistiva que auxilia a minimizar as barreiras comunicacionais para o público com deficiência visual, por meio de uma tradução audiovisual, a qual transforma os signos visuais em signos verbais para promover a inclusão social e acessibilidade desses cidadãos na sociedade. Destaca-se, então, como inquietação, saber como os profissionais da Ciência da Informação estão desenvolvendo estudos e ações sobre a temática da audiodescrição como forma de inclusão social e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual em suas produções acadêmicas. Definiu-se como objetivo geral analisar, a partir dos Anais do Encontro Nacional de Ciência da Informação, a produção científica da Ciência da Informação relacionada a Audiodescrição e sua possibilidade de promover a inclusão social e a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, enquanto sujeitos da informação. A metodologia baseou-se em uma pesquisa qualitativa e descritiva. A técnica utilizada para coleta de dados foi o levantamento da produção científica em Ciência da Informação nos anais do Encontro Nacional de Ciência da Informação nos anos de 2003, 2008, 2013 e 2018, por meio de uma amostragem não-aleatória por julgamento, sendo o método de procedimento bibliográfico utilizado para analisar os dados coletados. Conclui-se que existe um déficit na produção da literatura da área da Ciência da Informação, no que se refere a pesquisa e ao uso do recurso da audiodescrição nas unidades de informação, mesmo diante ao expressivo desenvolvimento das ações e da legislação sobre a inclusão social e acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Brasil.

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Biografia do Autor

Tamires Neves Conceição, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/UFBA - com bolsa CAPES); Mestra em Ciência da Informação (PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/UFBA - com bolsa CAPES); Especialista em Comunicação Corporativa pela Universidade Salvador - Unifacs. Graduada em Comunicação e Marketing pela Universidade Salvador - Unifacs. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. Associada ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia). Membro do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais (CRIDI, UFBA, CNPq, 2005). Atuação profissional atual: Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (DIBIP) - Fundação Pedro Calmon. Linhas de pesquisa: Audiodescrição; Informação Audiodescritiva; Ações de Preservação Digital, Políticas de Salvaguarda e Memória de conteúdos audiovisuais; Estudos sobre Tecnologia Assistiva, Informação e Políticas de Inclusão Social e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual; bibliotecas públicas e a democratização da informação.

Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil

Professora Associado IV da Universidade Federal da Bahia, Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (Mestrado e Doutorado), dos Curso de Graduação (Biblioteconomia e Arquivologia) e de Especialização. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Graduação em Direito pela Faculdade Social da Bahia (2014) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1992). Vice-presidente do Conselho Federal da Biblioteconomia (CEB); Ex Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFBA. Editora Chefe da Revista Ponto de Acesso. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, memória, ABNT, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competência informacional, metodologia da pesquisa, formação docente e arquivo escolar.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Conceição, T. N., & Barreira, M. I. de J. S. (2023). Uma análise das produções acadêmicas dos profissionais da ciência da informação sobre o uso da audiodescrição para pessoas com deficiência visual. BIBLOS, 37(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15594

Edição

Seção

Artigos