Interesses de pesquisa dos docentes de programas de pós-graduação em Ciência da Informação relacionados ao movimento da ciência aberta
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15318Palavras-chave:
Ciência da Informação, Ciência Aberta, Interesses de pesquisa, Programas de Pós-graduaçãoResumo
A Ciência Aberta é um movimento amplo, que desde 2014 tem sido alvo de publicação de pesquisadores da Ciência da Informação do Brasil. O objetivo desta pesquisa é conheceras abordagens e linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil de excelência e projetos de pesquisade seus docentes na perspectiva do movimento da Ciência Aberta. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, baseada nos temas da Taxonomia de Ciência Aberta Brasileira, empregando-se os softwares Microsoft Excel e Gephi, a partir dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação contemplados com notas 5, 6 ou 7 na avaliação da CAPES 2017-2020. Os resultados indicam a proeminência dos interesses dos docentes e dos programas voltados aos Dados Abertos e à Bibliometria. Conclui-se que a Ciência da Informação está construindo seu percurso de apropriação da Ciência Aberta, necessitando ainda explorar algumas outras expressões.
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