Aplicação do ICA-AtoM no acervo fotográfico do departamento de arquivo geral da UFSM

Autores

Palavras-chave:

Difusão, Preservação, Tecnologia da informação, Descrição, Fotografia.

Resumo

A Arquivologia vem ganhando força com a adesão de novas tecnologias, isso faz o arquivista ser visto como um administrador de informações, mudando assim aquela imagem antiquada. Funções do profissional como a descrição, a preservação e a garantia de acesso à informação, podem ser realizadas com o auxílio de softwares específicos. Nesse contexto o Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) juntamente ao Departamento de Arquivo Geral da UFSM, desenvolveram práticas aplicadas à instituição. Foi instalado o ICA-AtoM, possuidor dos requisitos desejados para atender as necessidades de descrição e difusão do acervo fotográfico ali existente. Essa ideia resultou em um projeto de extensão, que conta com bons resultados. Um dos fatores diferenciais do trabalho é que o ICA-AtoM é um software específico para suas atividades, não há adaptações do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é arquivista do escritório de advocacia Martini, Medeiros & Tonetto: advogados associados e integrante dos grupos de pesquisa CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A) e Patrimônio Documental Arquivístico (PDA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação digital, gestão eletrônica de documentos e software livre. Vem abordando questões como: definição de políticas, implementação de estratégias e repositórios confiáveis para a preservação de documentos arquivísticos em longo prazo.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.

_____. ISDF: norma internacional para descrição de funções. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

_____. ISDIAH: norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

FONSECA, R. C; REZENDE, F. F. P. Gestão arquivística: Normas e metodologias NOBRADE e ISAD(G). 2008.

HEDLUND, Dhion Carlos: ICA-AtoM - Instalação, configuração e funcionalidades. X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA. Santa Maria: UFSM, 2012.

ICA-ATOM. On-line User Manual: Glossary. Disponível em: < https://www.ica-atom.org/doc/Glossary>. Acesso em 06 jan./2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Santos, H. M. dos. (2016). Aplicação do ICA-AtoM no acervo fotográfico do departamento de arquivo geral da UFSM. BIBLOS, 28(3), 5–14. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5357