Bibliotecas digitais e a pandemia de covid-19

mapeamento de estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14202

Palavras-chave:

Biblioteca digital., Pandemia de COVID-19, Bibliometria, Estudos métricos da Informação

Resumo

Este artigo mapeia quais estratégias foram realizadas ou planejadas no âmbito das bibliotecas digitais que tiveram por objetivo auxiliar no gerenciamento ou mitigação dos potenciais impactos informacionais decorrentes da conjuntura pandêmica de Covid-19 ao redor do globo. Utiliza o método de revisão rápida e a técnica de análise bibliométrica, configurando-se como uma pesquisa exploratória conduzida a partir do levantamento das publicações indexadas nas bases de dados Scopus e Brapci. A partir das análises foi possível constatar a prevalência de abordagens aplicadas com foco no oferecimento de produtos e serviços e no apoio à aprendizagem virtual (e-learning) em cinco continentes. Destaca-se que o acesso a serviços e produtos informacionais de forma remota é condição sine qua non para garantir a continuidade de pesquisas acadêmicas, possibilitar a execução de cursos à distância e o cumprimento das normativas sanitárias de distanciamento social.

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Biografia do Autor

Karen Santos-d'Amorim, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Karen Santos-d'Amorim é Mestre (2020) e Doutoranda (Doutorado Direto) em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE), com Especialização em Gestão de Projetos, tendo atuado na Gestão de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT- INAMI) e Capes (Capes Nanobiotec Brasil - Rede 36). É membro dos grupos de Pesquisa SCIENTIA (CNPq/DCI/UFPE), Estudos Epistemológicos em Informação (EEI) e GrandFoton (CNPq/dQF/UFPE). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e parecerista ad-hoc de periódicos da Ciência da Informação e interdisciplinares.

Bruna Lais Campos do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação (UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (2015). Bacharel em Biblioteconomia, com láurea acadêmica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), membro do Grupo Gestor do Memoria - Repositório Institucional do IFRN e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRN Campus Lajes. Participa do grupo de pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital, da Rede Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência na área de repositórios institucionais, autoarquivamento, acesso aberto, Dspace e metadados.

Steffane Ramires de Lima Campos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Ciência da Informação, Bacharel em Gestão da Informação e servidora pública federal do quadro permanente de técnicos administrativos em educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Renato Fernandes Correa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002)  e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, estando vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indexação automática, categorização de texto, mineração de texto e recuperação de informação.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Santos-d’Amorim, K., Nascimento, B. L. C. do, Campos, S. R. de L. ., & Correa, R. F. . (2022). Bibliotecas digitais e a pandemia de covid-19: mapeamento de estratégias. BIBLOS, 36(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14202