Bibliotecas digitais e a pandemia de covid-19
mapeamento de estratégias
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14202Palavras-chave:
Biblioteca digital., Pandemia de COVID-19, Bibliometria, Estudos métricos da InformaçãoResumo
Este artigo mapeia quais estratégias foram realizadas ou planejadas no âmbito das bibliotecas digitais que tiveram por objetivo auxiliar no gerenciamento ou mitigação dos potenciais impactos informacionais decorrentes da conjuntura pandêmica de Covid-19 ao redor do globo. Utiliza o método de revisão rápida e a técnica de análise bibliométrica, configurando-se como uma pesquisa exploratória conduzida a partir do levantamento das publicações indexadas nas bases de dados Scopus e Brapci. A partir das análises foi possível constatar a prevalência de abordagens aplicadas com foco no oferecimento de produtos e serviços e no apoio à aprendizagem virtual (e-learning) em cinco continentes. Destaca-se que o acesso a serviços e produtos informacionais de forma remota é condição sine qua non para garantir a continuidade de pesquisas acadêmicas, possibilitar a execução de cursos à distância e o cumprimento das normativas sanitárias de distanciamento social.
Downloads
Referências
AJIBADE, P.; MUTULA, S. Virtual learning: a disruptive service in academic libraries. Library Hi Tech News, v. 38, n. 1, p. 12-13, 2020. Doi: 10.1108/LHTN-07-2020-0067 AJIBADE, P.; MUTULA, S. Virtual learning: a disruptive service in academic libraries. Library Hi Tech News, v. 38, n. 1, p.12-13, 2020.https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2020-0067
ASIMAH, A. P. A.; DZOGBEDE, O. E.; AKABA, S. Digital Library Usage during the Covid-19 Pandemic. Library Philosophy and Practice (e-journal), 5831, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/5831. Acesso em: 10 nov. 2021.
BERMELLO-CRESPO, L. Bibliotecas digitales y actividad bibliotecária. Ciencias de la Información (Cuba), v. 32, n. 1, p. 57-68, 2001. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Cienciasdelainformacion/2001/vol32/no1/7.pdf. Acesso em: ?
BUDHAI, S. S.; WILLIAMS, M. Humanizing Virtual Library Instruction: Anchoring Teaching Presence in Online Information Literacy Sessions. Journal of Library & Information Services in Distance Learning, v. 15, n. 3, p. 204-217, 2021. https://doi.org/10.1080/1533290X.2021.1961968
CHISITA, C. T. Libraries in the midst of the Coronavirus (COVID-19): researchers experiences in dealing with the vexatious infodemic. Library Hi Tech News, v. 37, n. 6, p. 11-14, 2020. https://doi.org/10.1108/LHTN-03-2020-0022
CHISITA, C. T.; CHIZOMA, U. S. Rethinking academic library space amidst the COVID-19 pandemic in South Africa: preparing for the future. Information Discovery and Delivery, v. 49, n. 2, p. 105-113, 2021. https://doi.org/10.1108/IDD-07-2020-0087
ĆIRIĆ, J.; ĆIRIĆ, A. The Impact of the COVID-19 Pandemic on Digital Library Usage: A Public Library Case Study, Journal of Web Librarianship, p. 15, v. 2, p. 53-68, 2021. https://doi.org/10.1080/19322909.2021.1913465
COOKE, A.; SMITH, D.; BOOTH, A. Beyond PICO: The SPIDER Tool for Qualitative Evidence Synthesis. Qualitative Health Research, v. 22, n. 10, p. 1435-1443, 2012. https://doi.org/10.1177/1049732312452938
CUNHA, M. B. O fechamento das bibliotecas e a urgência do acesso livre aos livros eletrônicos. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 1–7, 2021a. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29616
CUNHA, M. B. A exclusão digital no Brasil e seus reflexos no acesso à informação. Revista IberoAmericana de Ciência da Informação, v. 14, n. 2, p. 362-366, maio/ago. 2021b. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37819/29651. Acesso em: 08 jun. 2021
DELIJA, D. M.; HOLCER, D. Croatian public libraries’ activities on facebook during the covid-19 lockdown in the spring of 2020. Vjesnik Bibliotekara Hrvatske, v. 64, n. 1, p. 95-110, 2021. https://doi.org/10.30754/vbh.64.1.859
EUROPEAN Bureau of Library Information and Documentation Associations, Eblida. “Pensare l’impensabile”. AIB Studi, v. 60, n. 2, p. 1-2, 2020. https://doi.org/10.2426/aibstudi-12479
FRITZ, S.; MILLIGAN, I.; RUEST, N.; LIN, J. Building community at distance: a datathon during COVID-19. Digital Library Perspectives, v. 36, n. 4, p. 415-428, 2020. https://doi.org/10.1108/DLP-04-2020-0024
GOGOI, G.; BORO, B.; SHIMRAY, S. R. Library Engagements: Looking Beyond Covid-19. Library Philosophy and Practice (e-journal), 6227, 2021. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/6227. Acesso em: 01 nov. 2021.
GOTSCHALL, T.; GILLUM, S.; HERRING, P.; LAMBERT, C.; COLLINS, R.; DEXTER, N. When One Library Door Closes, Another Virtual One Opens: A Team Response to the Remote Library, Medical Reference Services Quarterly, v. 40, n. 1, p. 11-22, 2021. https://doi.org/10.1080/02763869.2021.1873612
IGWE, J. N.; OGWO, U.; AYOLUGBE, C. J. Utilization of media managerial tools and electronic library in adult literacy centres as a strategy for curbing COVID-19 pandemic in Enugu State, Nigeria. Library Philosophy and Practice (e-journal), 5929, p. 1-19, jun. 2021. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/5929 Acesso em: 10 nov. 2021.
JESUS, D. L.; CUNHA, M. B. A biblioteca do futuro: um olhar no passado. Informação & Informação, v. 24, n. 1, p. 1-30, 2019. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p1
KHANGURA, S.; KONNYU, K.; CUSHMAN, R.; GRIMSHAW, J.; MOHER, D. Evidence summaries: the evolution of a rapid review approach. Systematic Reviews, v. 1, n. 10, 2012. https://doi.org/10.1186/2046-4053-1-10
KRETZ, C.; PAYNE, C.; REIJERKERK, D. Study room time machine: Creating a virtual library escape game during COVID. College & Undergraduate Libraries, 2021. https://doi.org/10.1080/10691316.2021.1975341
KUNY, T.; CLEVELAND, G. The digital library: mythis and challenges. IFLA Journal, v. 24, n. 2, 1998. https://doi.org/10.1177/034003529802400205
LA MACCHIA, K. An academic digital library advancing an equitable and inclusive educational environment. Digital Library Perspectives, v. 37, n. 1, p. 18-27, 2020. https://doi.org/10.1108/DLP-07-2020-0062
LI, Z. Research on Security Protection Technology of Digital Library System in the Era of Equal Protection 2.0. Journal of Physics: Conference Series. 2025, 012082, p. 1-4, 2021. https://doi.org/10.1088/1742-6596/2025/1/012082
MBAMBO-THATA, B. 2021 Responding to COVID-19 in an African university: the case the National University of Lesotho library. Digital Library Perspectives v. 37, n. 1, p. 28-38, 2020. https://doi.org/10.1108/DLP-07-2020-0061
MEHTA, D.; WANG, X. COVID-19 and digital library services:a case study of a university’s library. Digital Library Perspectives, v. 34, n. 4, p. 351-363, 2020. https://doi.org/10.1108/DLP-05-2020- 0030
MURPHY, J. E.; LEWIS, C. J.; MCKILLOP, C. A.; STOECKLE, M. Expanding digital academic library and archive services at the University of Calgary in response to the COVID-19 pandemic. IFLA Journal, 2021. https://doi.org/10.1177/03400352211023067
NAGESWARA, R. K.; BABU, K. H. Role of librarian in internet and World Wide Web environment. Informing Science, v. 4, n. 1, p. 25-34, 2001. https://doi.org/10.28945/554
NOACK, A. Modularity clustering is force-directed layout. Physical Review E, v. 79, 026102, 2009. https://doi.org/10.1103/PhysRevE.79.026102
ORTEGA-MARTÍNEZ, E. D. L. Á.; PACHECO-MENDOZA, J.; GARCÍA MELÉNDEZ, H. E.; ORTIZDÍAZ, E. M.; SAAVEDRA-ALAMILLAS, C. Digital services adapted by libraries in Mexico to COVID-19 pandemic: a critical review. Digital Library Perspectives, v. 37, n. 1, p. 3-17, 2021. https://doi.org/10.1108/DLP-07-2020-0063
SAHA, S.; MAJUMDER, S. Impact of Corona Virus on Knowledge Service Centers in West Bengal. Library Philosophy and Practice, 6022, 2021.
SANTA ANNA, J.; DIAS, C. C. Bibliotecas digitais e virtuais à luz da literatura brasileira: da construção ao acesso. e-Ciencias de la Información, v. 10, n. 1, p. 3-26, 2020. https://doi.org/10.15517/eci.v10i1.39882
PEREIRA, D. B.; FERNANDES, R. R. M. G.; RIBEIRO, E. S. K. Videoteca Virtual da Biblioteca da Escola de Música da UFRN: um relato de experiência. BiblioCanto, v. 7, n. 1, p. 38-59, 2021. https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID23343
POKORNÁ, L. et al. Silver lining of the COVID-19 crisis for digital libraries in terms of remote access. Digital Library Perspectives, v. 36, n. 4, p. 389-401, 2020. https://doi.org/10.1108/DLP05-2020-0026
RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.
ROCHA, L. Covid-19: Editores internacionais liberam acesso gratuito. ABEC Brasil, abr. 2020. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/2020/04/covid-19-editores internacionaisliberam-acesso-gratuito/. Acesso em: 08 jun. 2021
RODRIGUEZ, J.; MACIAS, A. M.; AIELLO, M. T. Redesigning a Schwartz Center Rounds LibGuide to Support Compassionate Health Care. Journal of Hospital Librarianship, v. 21, n. 3, p. 217-228, 2021. https://doi.org/10.1080/15323269.2021.1942692
SHARIFABADI, S. R. How digital libraries can support e-learning. The Electronic Library, v. 24, n. 3, p. 389-401, 2006. https://doi.org/10.1108/02640470610671231
TAMMARO, A. M. COVID 19 and Libraries in Italy. International Information and Library Review, v. 52, n. 3, p. 216-220, 2020. https://doi.org/10.1080/10572317.2020.1785172
TSEKEA, S.; CHIGWADA, J. P. COVID-19: strategies for positioning the university library in support of e-learning. Digital Library Perspectives, v. 37 n. 1, p. 54-64, 2020. https://doi.org/10.1108/DLP-06-2020-0058
URBIZAGASTEGUI, R. A produtividade dos autores sobre a Lei de Lotka. Ciência da Informação, v. 37, n. 2, p. 87-102, 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-19652008000200007
YAP, J. B.; MANABAT, A. R. Are We in-Sync? Students’ Virtual Instructional Experience and Perceived Information Literacy Skills in Time of Pandemic, Internet Reference Services Quarterly, v. 25, n. 4, p. 169-184, 2021. https://doi.org/10.1080/10875301.
WOLSKI, K.; FEUSTLE, M.; SYLVE, J. First Chair Chats: Reflections on a Virtual Pilot Collaboration.Music Reference Services Quarterly, v.24, n. 1-2,p. 28-34,2020.https://doi.org/10.1080/10588167.2021.1853406
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, v. 84, n. 2, p. 523-538, 2010. https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3
ZIMMERMANN, Ivan. O papel da revisão rápida no enfrentamento da pandemia de Covid-19. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Planejamento e Gestão. Brasília: Conselho Nacional de Secretáriosde Saúde, 2021. p. 94-110. (Coleção Covid-19, v. 2). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-2-planejamento-e-gestao/. Acesso em: 10 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.