Arquivo universitário: implantação de políticas de gestão de documentos no gabinete do vice-reitor UFSM

Autores

  • Maria Flores Ciscato
  • Laís Siqueira Cargnelutti
  • Olga Maria Corrêa Garcia
  • Franciele Simon Carpes

Palavras-chave:

Arquivo universitário, política de gestão documental, sistema de arquivos, UFSM.

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no Gabinete do Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria – RS. Tem como finalidade apresentar as atividades de implantação de políticas de gestão documental, a fim de dar continuidade à implementação e estabelecimento de políticas adotadas pelo Departamento de Arquivo Geral. Assim, evidencia-se a relevância de seguir as políticas do Sistema de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (SIARQ), e também de incluir as acadêmicas responsáveis pelo projeto nas práticas teórico-científicas, a fim de aliar a teoria adquirida no decorrer do curso de Arquivologia com a prática de uma realidade institucional. Dessa maneira a implementação de uma política de gestão documental passa a ser de extrema relevância dentro de uma instituição, contribuindo para a eficiência na agilidade e no acesso à informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Flores Ciscato

Acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Laís Siqueira Cargnelutti

Acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Olga Maria Corrêa Garcia

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) , especialização em Especialização em Pesquisa pela Faculdade Imaculada Conceição (1994) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) . Atualmente é Professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria.

Franciele Simon Carpes

Arquivista da Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Patrimônio Cultural (UFSM).

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Ciscato, M. F., Cargnelutti, L. S., Garcia, O. M. C., & Carpes, F. S. (2012). Arquivo universitário: implantação de políticas de gestão de documentos no gabinete do vice-reitor UFSM. BIBLOS, 25(2), 9–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2253

Edição

Seção

Artigos