EDITORIAL DOSSIÊ COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11913

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Ciência Aberta, Periódicos, Bibliometria, Design de Interação, Fator de Impacto, Revisão Aberta por Pares, Divulgação Científica, Repositório de Dados Abertos

Resumo

No cenário efervescente, que envolve a comunicação científica, insere-se esta edição especial da BIBLOS, composta por 13 artigos de relevância para a área. Os estudos elucidam que a ciência está intimamente associada à comunicação científica, de forma teórica-metodológica e prática. Assim, compreende-se que a ciência só alcançará suas aspirações por meio da divulgação, da acessibilidade, da transparência, da ética e a da ampla discussão dos resultados das pesquisas entre os pares e focalizando o retorno para a sociedade. Nesta edição, são tratados temas como: competência crítica da informação, redes sociais, recursos imagéticos, periódicos, fator de impacto, ciência aberta, repositórios de dados e institucional, plugins em revistas científicas, design de interação em bibliotecas digitais e estudos bibliométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI) / Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPG-GOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Lavras / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG). Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Oliveira, D. A., & Ribeiro, N. C. (2020). EDITORIAL DOSSIÊ COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. BIBLOS, 34(1), 1–5. https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11913

Edição

Seção

Artigos