A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação

Dalgiza Andrade Oliveira, Elaine Cristina Rodrigues

Resumo


O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.

Palavras-chave


Biblioteca Escolar; Produção Científica; Grupos de Pesquisa; Lei nº 12.244.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, A. C.; TEDESQUI, C. A. Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da Lei 12.244/10. Inf. Prof., Londrina, v. 3, n. 1/2, p. 115-146, jan./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2015.

BRASIL. Decreto nº 56.725, de 16/08/1965. Regulamenta a Lei no 4.084, de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: < http://www.cfb.org.br/institucional.php?codigo=7>. Acesso em: 15 mar. 2015.

________. Lei nº 4.084, de 30/06/1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: < http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Legislacao/Lei4084-30junho1962.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.

________. Lei nº 12.244, de 24/05/2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25/05/2010. Seção 1, p. 3. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2015.

________. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2015.

CAMPELLO, B. et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 123-156, ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2015.

CAMPELLO, B. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, B. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte, 2008. p. 9-11.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: o que é. 2014. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e/>. Acesso em: 16 maio 2015.

CORREIA, A. E. G. C.; ALVARENGA, L.; GARCIA, J. C. R. Produção científica: reflexos da avaliação nos programas de pós-graduação em física. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 231-247, 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2015.

FREITAS, B. C. Ambiente de Informação: desafios na implantação de bibliotecas escolares em escolas estaduais de ensino fundamental e médio de Ribeirão Preto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: CBBD, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2015.

FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documentos de área. Brasília: CAPES, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2015.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. PNBE: apresentação. Site de internet. Brasília: FNDE, 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2015.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Metodologia de pesquisa no campo da Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 6, 2000. Disponível em: . Acesso em 04 mar. 2015.

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2015.

LE COADIC, Y. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

MARCELO, J. F.; HAYASHI, M. C. P. I. Estudo bibliométrico sobre a produção científica da área da sociologia da ciência. Informação & Informação, Londrina, v. 18, n. 3, p. 138-153, set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2015.

MAROTO, L. H. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MUELLER, S. P. M. O periódico científico. In: CAMPELLO, B. S.; VALADARES, B.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 73-96.

QUINHÕES, M. E. T. Biblioteca escolar: sua importância e seu espaço no sistema educacional do Estado do Rio de Janeiro. In: VIANNA, M. M.; CAMPELLO, B.; MOURA, V. H. V. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 178-182.

SERAFINI, L. T. et al. Novas tendências para as bibliotecas escolares brasileiras: fórum gaúcho pela melhoria das bibliotecas escolares, projeto mobilizador e lei das bibliotecas escolares. In: MORO, E. L. S. et al (Org.). Biblioteca escolar: presente! Porto Alegre: Evangraf/CRB-10, 2011. p. 130-136.

SILVA, W. C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

SISTEMA CFB/CRB. Projeto mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público. Brasília: CFB/CRB, 2008.




DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.6800

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PROPESQ PROPESQ PROPESQ   PROPESQ   PROPESQPROPESQ             PROPESQ