Diálogos, percursos e apreensão conceitual em análise com duas estudantes surdas oralizadas de um curso técnico em meio ambiente

Atendimento Educacional Especializado, afetividade e educação ambiental

Authors

  • Maria Fatima Menegazzo Nicodem Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) / Colégio HBC Palmas-PR
  • Fabiana Marcanti Spaniol Colégio SINODAL Progresso – São Sebastião do Caí / RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17943

Keywords:

Educación Ambiental, Servicio Educativo Especializado, Habilidades Cognitivas, Procesos de elaboración conceptual

Abstract

The work proposes to present the route of Specialized Educational Assistance carried out between 2022 and 2024 with two deaf students who completed a Technical Course in the Environment at a federal professional and technological education institution. The analyzes are based on macro concepts such as Environmental Education, Cognitive Skills, Conceptual Understanding and Specialized Educational Services. Environmental Education (EA) follows the conceptual dynamics presented by Law 9,795/1999, which provides for environmental education and establishes the National Environmental Education Policy. The concept of Cognitive Skills is linked to the understanding of mental and cerebral capabilities that mobilize understanding. And the concept of Specialized Educational Assistance (AEE) points to the function of identifying, developing and organizing pedagogical and accessibility resources that eliminate barriers to the full participation of students, considering their specific needs”. The fabric of everything is based on the theoretical basis of EA.

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Author Biographies

Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) / Colégio HBC Palmas-PR

Pós-doutora em Educação com estágio Pós doutoral realizado em Educação do Campo, sob Supervisão da Professora Doutora Teresa Kazuko Teruya (UEM-2017). Doutora em Educação (UEM 2011-2013). Mestre em Linguística (UFSC 2003-2005). Especialista em Linguística Aplicada (PUC-MG 1994). Tem Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991). Licenciada em Pedagogia (2014). Licenciada em História (2017). Licenciada em Filosofia (2019). Licenciada em Geografia (2023). Bacharelado de Serviço Social em curso. Bacharelado em Psicanálise (em curso). Bacharelado em Fonoaudiologia (em Curso). Atualmente é professora no IFRS - Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul no AEE - Atendimento Educacional Especializado. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando na Pós Graduação.

Fabiana Marcanti Spaniol, Colégio SINODAL Progresso – São Sebastião do Caí / RS

Especialista em Educação Especial Inclusiva, Colégio Sinodal Progresso, Professora de Língua Portuguesa.

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Published

2025-02-28

How to Cite

Nicodem, M. F. M., & Spaniol, F. M. (2025). Diálogos, percursos e apreensão conceitual em análise com duas estudantes surdas oralizadas de um curso técnico em meio ambiente: Atendimento Educacional Especializado, afetividade e educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–15. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17943

Issue

Section

Dossiê Temático - A Educação Ambiental em contextos educacionais formais e não formais: entre saberes e práticas