A crise da verdade e a Educação Ambiental

reflexões teóricas com base na concepção não modernista de Bruno Latour

Autores

  • Lucelia Mildemberger Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0001-7780-5075
  • Nestor Cortez Saavedra Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Faimara do Rocio Strauhs Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-4013-2724

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16912

Palavras-chave:

Crise da verdade, Educação Ambiental, Pós-verdades, Racionalidade

Resumo

The crisis of truth and Environmental Education: theoretical reflections based on the non-modernist conception of Bruno Latour

A pós-verdade, típica da pós-modernidade, manifesta-se por meio de um poderoso e repetitivo discurso que deslegitima o conhecimento científico, gerando a desinformação que permeia diversos ambientes, causando impactos adversos nas sociedades. Por outro lado, a racionalidade, típica da modernidade, manifesta-se pela separação entre natureza e cultura. O propósito deste ensaio é relacionar os desdobramentos e as implicações da racionalidade moderna e da pós-verdade com a Educação Ambiental (EA), considerando a concepção de Bruno Latour sobre a não-modernidade. A metodologia de pesquisa fundamenta-se em uma Pesquisa Bibliográfica, sustentada por Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Utilizou-se do método de abordagem dedutivo para a análise e a apresentação do conteúdo. Como resultado, são apontados encaminhamentos que podem contribuir para o enfrentamento da crise da verdade, considerando a uma EA não mitigadora, posicionada na não-modernidade de Bruno Latour.

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Biografia do Autor

Lucelia Mildemberger, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná. É professora no UniSenaiPR nos cursos de graduação em gestão.

Nestor Cortez Saavedra Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ciências (Física de Materiais) pela Universidade de São Paulo. É professor associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Departamento de Física. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Faimara do Rocio Strauhs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Mildemberger, L., Cortez Saavedra Filho, N., & do Rocio Strauhs, F. (2025). A crise da verdade e a Educação Ambiental: reflexões teóricas com base na concepção não modernista de Bruno Latour. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16912