A crise da verdade e a Educação Ambiental
reflexões teóricas com base na concepção não modernista de Bruno Latour
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16912Palavras-chave:
Crise da verdade, Educação Ambiental, Pós-verdades, RacionalidadeResumo
The crisis of truth and Environmental Education: theoretical reflections based on the non-modernist conception of Bruno Latour
A pós-verdade, típica da pós-modernidade, manifesta-se por meio de um poderoso e repetitivo discurso que deslegitima o conhecimento científico, gerando a desinformação que permeia diversos ambientes, causando impactos adversos nas sociedades. Por outro lado, a racionalidade, típica da modernidade, manifesta-se pela separação entre natureza e cultura. O propósito deste ensaio é relacionar os desdobramentos e as implicações da racionalidade moderna e da pós-verdade com a Educação Ambiental (EA), considerando a concepção de Bruno Latour sobre a não-modernidade. A metodologia de pesquisa fundamenta-se em uma Pesquisa Bibliográfica, sustentada por Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Utilizou-se do método de abordagem dedutivo para a análise e a apresentação do conteúdo. Como resultado, são apontados encaminhamentos que podem contribuir para o enfrentamento da crise da verdade, considerando a uma EA não mitigadora, posicionada na não-modernidade de Bruno Latour.
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