Aprendizagem baseada em problemas no Ensino de Ciências

Estratégia didática aplicada em escola no município de Tucuruí/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i1.16550

Palavras-chave:

Educação básica, Contextualização, Educação Ambiental

Resumo

Problem-based learning in science teaching: didactic strategy applied in a school in the city of Tucuruí/PA

Em consonância às crescentes mudanças no sistema educacional do Brasil, esta pesquisa vislumbra demonstrar os benefícios e possíveis desafios na implementação do método ativo aprendizagem baseada em problemas (ABP) no ensino de Ciências. Os procedimentos metodológicos deste trabalho foram fundamentados com base na pesquisa qualiquantitativa, sendo esta realizada com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental, na cidade de Tucuruí-PA. Os principais objetivos foram verificar a viabilidade da metodologia utilizada, alertando acerca da importância da preservação ambiental da floresta amazônica, para isso, foi necessário fazer uso da contextualização com situações vivenciadas na própria localidade. A aplicação foi efetuada mediante etapas definidas previamente dentro dos parâmetros do método empregado, os resultados foram verificados sob a luz da análise textual discursiva (ATD), desta maneira, foi possível compreender a perspectiva dos alunos participantes a respeito da temática e aplicação realizada, agregando valores sociais a pesquisa. É interessante ressaltar a relevância de abordagens interdisciplinares, que correlacionem o conteúdo estudado com as vivências dos alunos, contextualizando com situações ocorridas no meio onde estão inseridos.

 

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Biografia do Autor

Milena Lopes da Silva, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Ciências da Natureza e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí

Karen Thayane Grangeiro Farias, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará. Pós graduanda em Ciências da Natureza e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. E-mail: kthayanefarias@gmail.com.

Bianca Venturieri, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Ciências Biológicas. Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente efetiva da Universidade do Estado do Pará. E-mail: biancaventurieri@uepa.br.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Lopes da Silva, M., Grangeiro Farias, K. T., & Venturieri, B. (2024). Aprendizagem baseada em problemas no Ensino de Ciências: Estratégia didática aplicada em escola no município de Tucuruí/PA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–23. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i1.16550

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