Chamada - Propostas de dossiês para 2022

2021-03-22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revista Ambiente e Educação

CHAMADA 01/2021

Publicação de Dossiês 2022



1 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1Objetivo
A presente chamada tem por objetivo a convocação de pesquisadoras (es) doutoras(es) atuantes na área de Educação Ambiental para a proposição de dossiês temáticos para os números 1/2022 e 2/2022 da Revista Ambiente & Educação PPGEA-FURG.

1.2 Cronograma

Lançamento da Chamada

22/03/2021

Data limite de submissão de propostas

10/06/2021

Divulgação dos resultados

20/06/2021

 

1.3 Público

Serão aceitas propostas de professoras (es) e pesquisadoras (es) doutoras (es) atuantes na área de Educação Ambiental em âmbito nacional e internacional.

2 REQUISITOS VINCULADOS ÀS PROPOSTAS

2.1 Conteúdo, proponentes, apresentação e gestão dos dossiês propostos

2.1.1 A proposta deve conter:

- Título do dossiê;

- As (os) autoras (es) devem ter doutorado como titulação mínima; 

- Carta com proposta do dossiê a ser publicado pela revista. A proposta deve ter no máximo 5 páginas;

- A proposta deve conter a perspectiva de estrutura do dossiê (temas a serem abordados e outros) e histórico de envolvimento das/os proponentes na pesquisa em Educação Ambiental;

- Na carta também deve conter a justificativa que contemple a atualidade, relevância e originalidade dos temas em Educação Ambiental.

2.1.2 Para viabilização da proposta a mesma deverá conter no mínimo sete (7) artigos inéditos e um texto da (os) organizadoras (es), este podendo ser um artigo ou a introdução do dossiê. Os mesmos não precisam ser apresentados no momento da submissão da proposta. Os textos podem ser redigidos em português e espanhol.

2.1.3 As (os) autoras (es) de artigos devem estar vinculados a instituições variadas. Serão aceitos no máximo até 30% de autoras (es) vinculados a FURG devido as normas de avaliação dos Periódicos na Capes no quesito endogeneidade.

2.1.4 As (os) organizadoras (es) dos dossiês selecionados serão responsáveis pela avaliação dos artigos e pelo acompanhamento do processo de avaliação dos mesmos levando em consideração a política de avaliação da Revista. A Equipe Editorial orientará e apoiará as(os) organizadoras(es) neste processo.

3 ENVIO DAS PROPOSTAS

As propostas devem ser enviadas para o e-mail ambeduc@gmail.com. No campo assunto deve constar "proposta de dossiê 2022".
O prazo final de submissão em 10 de junho de 2021.

4 ADMISSÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO

4.1 Serão selecionadas pela Comissão Editorial da Revista Ambiente & Educação até duas (2) propostas a serem publicadas entre junho de 2022 até dezembro de 2022 que estejam de acordo com os itens dispostos nessa chamada. Se houver mais de duas propostas as mesmas serão selecionadas a partir de pontuação entre zero (0) a dez (10) nas diretrizes que constam no item 2.1.1 e será realizado um somatório. As propostas que obtiverem os maiores somatórios serão selecionadas.

5 ORDEM DE PUBLICAÇÃO

5.1 O período de publicação das propostas podem ser indicados pelas (os) proponentes. Caso as duas propostas selecionadas indiquem o mesmo período a Comissão Editorial da Revista Ambiente & Educação definirá a ordem de publicação com base na avaliação dos dossiês, tendo prioridade o que obtiver o maior somatório.

Rio Grande, 22 de março de 2021.

Comissão Editorial Ambiente & Educação

Caio Floriano dos Santos
Carlos Roberto Machado