Fatores de processamento que afetam a qualidade do gel de surimi

Autores

  • Gustavo Felipe Ceccon Lanes
  • Carlos Prentice - Hernández

Palavras-chave:

Qualidade, proteínas de pescado, surimi, gel

Resumo

A qualidade do gel de surimi pode ser afetada por diversos e diferentes fatores do processamento. O cuidado com a matéria-prima antes e durante o processamento deve ser considerado primordial, para que a principal característica do surimi, que é a capacidade de formar um gel elástico, atinge uma boa qualidade. Os fatores que afetam a qualidade do gel, podem ser intrínsecos ou extrínsecos. Alguns desses fatores são a qualidade na matéria-prima, a temperatura e o processamento. A finalidade da produção de surimi é a utilização da espécie de baixo valor comercial e de resíduos da industria pesqueira. Isso faz com que com que o surimi seja uma alternativa para as industrias de pescado, pois, alem de possuir uma boa capacidade de formar gel e de poder ser utilizada para a elaboração de diversos produtos, sem gosto a pescado, possuem um alto valor agregado. Palavras-Chave: Qualidade, proteínas de pescado, surimi, gel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Felipe Ceccon Lanes

Atualmente é Instrutor III - SENAI -SC, mestrado em Ciência e Engenharia de Alimentos.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Prentice - Hernández

Atualmente é Professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2008-02-19

Como Citar

Lanes, G. F. C., & Prentice - Hernández, C. (2008). Fatores de processamento que afetam a qualidade do gel de surimi. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 14(2), 7–21. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/682

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.