Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A VETOR é um meio de comunicação técnico-científica das Engenharias, Ciências Exatas e da Terra com o objetivo de publicar trabalhos técnico-científicos resultantes de pesquisa, revisão bibliográfica e comunicações técnicas nas áreas nas áreas acima relacionadas, dando preferência aos trabalhos inéditos.

Os trabalhos deverão ser gravados em Word for Windows e impressos em papel A-4, entrelinhamento 1,5, fonte Arial 11, margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm e com, no máximo, 20 laudas, em português, inglês ou espanhol, as páginas devem ser numeradas sequencialmente de forma impressa.
Devem ser observadas as disposições normativas a seguir relacionadas, tendo como base as normas da ABNT para textos científicos:

1 – Os trabalhos deverão ser encaminhados via OJS, sem elemento(s) que identifique(m) o(s) autor(es). Os dados relativos ao(s) autor (es) serão registrados no sistema, no momento da submissão.

2– O artigo científico constará das seguintes partes:
Título; Autor(es); Resumo; Palavras-chaves; Título em Inglês; Abstract; Key words; Introdução; Material e métodos; Resultados e discussão; Conclusões; Referências bibliográficas.
Seções e sub-seções devem ser numeradas e destacadas (em linhas separadas). As seções devem estar em negrito e em letras maiúsculas, e as sub-seções devem estar em negrito e letras minúsculas (sendo apenas a primeira maiúscula). Eventuais agradecimentos devem aparecer após as referências bibliográficas.

3 – O título do trabalho deverá ser claro e conciso, devendo facilitar pronta identificação do que o trabalho encerra de original ou fundamental, escrito em letras maiúsculas (o autor deverá informar ao Comitê Editorial se o trabalho foi apresentado em algum evento ou publicado em outro meio). Dois espaços abaixo, coloca-se o nome do(s) autor(es), completo e em letras maiúsculas, em sequência e em ordem direta. No rodapé deverá constar a filiação institucional, a titulação acadêmica e o endereço eletrônico. Dois espaços abaixo do título deverá vir o resumo, com até 200 palavras. Dois espaços abaixo do resumo deverão ser colocadas as palavras-chaves e também dois espaços deverão separar o título em inglês, o abstract e as key words.

4 – Deverá ser obedecido o Sistema Internacional de Unidades. Os números até dez (inclusive) devem ser escritos por extenso, salvo quando seguidos do símbolo de uma unidade oficial de medida (cinco dias, sete anos, 2 kg, 3 mL). As equações devem ser geradas por softwares apropriados e, identificados no texto com algarismos arábicos entre parêntesis (p.ex.(1)) de acordo com a ordem que aparecem no texto.

5. Material e métodos
As informações desta seção, Material e Métodos, devem ser claras, concisas e objetivas e devem permitir a outros pesquisadores a identificação correta de experimentos, metodologias, procedimentos e reprodução de resultados obtidos. Os instrumentos, equipamentos especializados e softwares utilizados devem ser descritos quanto a sua origem (marca, modelo, país).

6. Resultados e discussão
Figuras e Tabelas devem ser usadas criteriosamente e numeradas em seqüência lógica, com numerais arábicos (Figura 1, Tabela 1), inseridos no mesmo arquivo do texto. Título da Tabela deve estar escrito na parte superior e da Figura na parte inferior. Legenda, quando necessário, deverá ser escrita logo a seguir na parte inferior. As figuras deverão ter o tamanho igual ao que se deseja na publicação final. No texto, TABELA e FIGURA (em maiúsculas), e na citação, Tabela, Figura (primeira letra maiúscula). Combine texto, tabelas, figuras, ilustrações, etc. adequadamente de forma a produzir um texto consistente, de leitura fácil e continua. Não apresentar os mesmos dados na forma de gráficos e tabelas.
Deve ser usado o formato mais simples para tabelas, evitando sombreamento, cores ou linhas horizontais extras para itens do mesmo tipo. Não utilize linhas verticais ou diagonais. Sempre considere a conveniência de consolidar duas ou mais tabelas em uma, de forma a reduzir o número de tabelas no texto. A utilização do número de algarismo significativo nos dados na tabelas deve obedecer aos princípios da estatística.

7. Conclusão
As conclusões devem ser apresentadas de forma objetiva e clara, permitindo ao leitor a identificação da contribuição científica do trabalho, os pontos mais importantes encontrados, à contribuição do avanço para o conhecimento, ou de aspectos científicos a serem objeto de futuras pesquisas.

8. Referências bibliográficas
A literatura citada no texto deverá ser listada nas Referências em ordem alfabética e numerada em ordem seqüencial utilizando numerais arábicos ([1], [2]).
A lista de referencias bibliográficas deve seguir o formato estabelecido pela norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, a seguir resumidas:
Citação de Livro: autor(es), título, edição(caso não seja a primeira), local, editora e data de publicação.
[1] BAYNES, J.; DOMINICZAK, M.H. Bioquímica médica, traduzido por GUBERT, I.C., X edição brasileira. São Paulo, Brasil. Editora Manole Ltda., 2000. Inserir exemplo com 2.Ed.
Citação de Capítulo de livro: autor(es), título do capítulo seguido da expressão “in” e da referência completa do livro.
[2] SAGARBIERI, V.C. Composição e valor nutritivo do feijão Phaseolus vulgaris L. In: BULISANI, E.A. (Ed) Feijão: fatores de produção e qualidade. Campinas: Fundação Cargil, 1987. Capítulo 5, p.257-326.
Citação de Artigos em periódicosis: autor(es), título do trabalho, título da publicação, volume, fascículo, paginação, data da publicação.
[3] KINTER, P.K.; van BUREN, J.P. Carbohydrate interference and its correction in pectin analysis using the m-hydroxydiphenyl method. Journal of Food Science, local, v. 47, n. 3, p. 756-764, 1982.
Citação de Artigos apresentados em encontros científicos: autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão “in”: nome do evento, numeração do evento, se houver,a no e local (cidade) de realização, título do documento, local, editora, data de publicação, página inicial e final.
[4] JENSEN, G.K.:STAPELFELDT, H. Incorporation of whey proteins in cheese. Including theuse of ultrafiltration. In: INTERNATIONAL DAIRY FEDERATION: Factors affecting the yield of cheese. 1993, Brussels: International Dairy Federation Special issue, n. 9301, chap. 9, p. 88-105.
Citação de Dissertações, teses e relatórios: autor, título, local, ano da defesa, número de páginas, tese (grau e área), departamento, instituição e ano.
[5] CAMPOS, A. C. Efeito do uso combinado de ácido láctico com diferentes proporções de fermento láctico mesófilo no rendimento, proteólise, qualidade microbiológica e propriedades mecânicas do queijo minas frescal. 80p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos), Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2000.
Citação de Trabalhos em meio-eletrônico: as referências devem obedecer aos padrões indicados, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio-eletrônico (disquetes, CD-Room, web, etc.).
[6] SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratado e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em:< http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar.1999.
Citação de Legislação: Jurisdição e órgão judiciário competente, título, número, local, data e dados da publicação.
[7] BRASIL. Portaria n. 451, de 19 de setembro de 1997. Regulamento técnico princípios gerais para o estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 1997, Seção 1, n. 182, p. 21005-21011.

9 – Aceitação dos trabalhos: cada trabalho será analisado por revisores ad hoc da área respectiva. Os pareceres dos revisores serão avaliados pelo Comitê Editorial, que os encaminhará aos autores para que verifiquem as sugestões e procedam às modificações que se fizerem necessárias. A versão final do trabalho deverá retornar ao Comitê, em data a ser estabelecida, via OJS.

10 – São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos. A VETOR, entretanto, reserva-se o direito de adaptar os originais ao estilo adotado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Arial 11-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.