Alimentação nos relatos do astrônomo Ângelo Brunelli: a Amazônia no tempo das demarcações de limites
Mots-clés :
Amazônia, Demarcação de limites, Alimentação, João Ângelo BrunelliRésumé
Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar como os relatos dos homens de ciências que participaram da Comissão Demarcadora de Limites na segunda metade do século XVIII na Amazônia revelam suas visões sobre a alimentação no contexto das viagens de exploração pelos sertões da região. Destaco as percepções do astrônomo bolonhês João Ângelo Brunelli para sustentar o argumento de que o tema da alimentação ocupou um papel central ao longo de todo processo de colonização da Amazônia. Nesse sentido demonstro a importância de refletirmos sobre a alimentação não apenas em sua dimensão biológica, mas também social no contexto das demarcações de limites na Amazônia.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.