Alimentação nos relatos do astrônomo Ângelo Brunelli: a Amazônia no tempo das demarcações de limites

Autores/as

Palabras clave:

Amazônia, Demarcação de limites, Alimentação, João Ângelo Brunelli

Resumen

Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar como os relatos dos homens de ciências que participaram da Comissão Demarcadora de Limites na segunda metade do século XVIII na Amazônia revelam suas visões sobre a alimentação no contexto das viagens de exploração pelos sertões da região. Destaco as percepções do astrônomo bolonhês João Ângelo Brunelli para sustentar o argumento de que o tema da alimentação ocupou um papel central ao longo de todo processo de colonização da Amazônia. Nesse sentido demonstro a importância de refletirmos sobre a alimentação não apenas em sua dimensão biológica, mas também social no contexto das demarcações de limites na Amazônia.

Biografía del autor/a

Wesley Oliveira Kettle, Universidade Federal do Pará

Doutor em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Faculdade de História da UNiversidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da mesma instituição. É editor do blog História e Natureza.

Publicado

2020-03-25

Cómo citar

Kettle, W. O. (2020). Alimentação nos relatos do astrônomo Ângelo Brunelli: a Amazônia no tempo das demarcações de limites. Revista Eletrônica Interações Sociais, 3(2), 36–47. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/9606