Ideias sobre a formação sociocultural e desenvolvimento na América Latina
Palavras-chave:
América-Latina, Formação sociocultural, Desenvolvimento, ModernidadeResumo
A América Latina foi historicamente alvo de processos intensos de exploração material e espiritual por parte das metrópoles europeias. Os efeitos de tais ocupações estrangeiras originaram discussões em busca de respostas para os dilemas do continente. Assim, objetiva-se refletir sobre as perspectivas produzidas por Darcy Ribeiro (1922-1997), Néstor Canclini (1939-) e Richard Morse (1922–2001) acerca da América Latina, colocando em diálogo as suas concepções a partir de um viés sociocultural. Se Darcy Ribeiro preocupa-se com as etapas de desenvolvimento e as formas de superação do atraso, Canclini centra-se no processo de globalização e de incorporação dos valores modernos. Morse vai mais longe, ao buscar os princípios políticos orientadores das sociedades colonizadoras para contrastar Anglo-américa e lbero-américa. Ainda que distintas, tais concepções constituem-se como interpretações complementares sobre a formação cultural latino-americana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Interações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.