Análise e reflexões do filme medida provisória: Formas de (re)existências em um Brasil distópico
DOI:
https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14827Palavras-chave:
Medida Provisória, Racismo Estrutural, Distopia, OpressãoResumo
A presente resenha possui como objetivo expor e discutir a respeito do filme "Medida Provisória". É apontado no trabalho, portanto, uma visão geral do enredo da obra cinematográfica, aspectos pertinentes da mesma e a contextualização com a sociedade brasileira atual e o momento sócio-histórico de outrora. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica relativa aos temas diretamente ligados a obra, quais sejam: o racismo no Brasil, a desigualdade social, a pobreza, violência policial, entre outros. Dessa forma, buscou-se relacionar o filme futurista com a conjuntura social atual do país.
Referências
AZEVÊDO, K.T.S. Pobreza, marginalização e segregação socioespacial: Uma visão
teórica das periferias urbanas. Monografia (Especialização em Geografia e
Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, PB, 2012.
HOOKS, bell. Olhares negros. São Paulo: Elefante, 2019. Disponível em: https://libgen.lc/ads.php?md5=423cd1752d198ee51e16d4718ff635d4. Acesso em: 01, de out. de 2022.
NUNES, Danilo H., LEHFELD, Lucas S., NETTO, Carlos M. A Desconstrução do mito da democracia racial e o racismo estrutural no Brasil: educação e transformação social. Revista do Direito, 2021. Disponível em: 15760-Texto do Artigo-72446-1-10-20210810.pdf. Acesso em: 28, set. de 2022.
PINTO, Walber. Violência policial contra jovens negros escancara o racismo estrutural no Brasil. CUT Brasil, São Paulo, 20 de nov. de 2020. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/violencia-policial-contra-jovens-negros-escancara-o-racismo-estrutural-no-brasil-f507. Acesso em: 01, de out. de 2022.
RAPOSO, P. L.; ALMEIDA, R. S. de; SANTOS, S. C. M. dos. O pensamento decolonial como estratégia de enfrentamento ao racismo estrutural no contexto escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 19, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.15355.055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15355. Acesso em: 26 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.