A violência enquadrada: projetos culturais da extrema-direita global
Keywords:
Extrema-direita, Homofobia, Projetos culturais.Abstract
O atual contexto sociopolítico é, inegavelmente, de notável ascensão e recrudescimento da extrema-direita mundial. Nisto, o foco deste artigo é analisar o que caracteriza como projetos culturais da extrema-direita, os quais são caracterizados no texto como perspectivas/visões de mundo extremistas. O corpus se constitui por comentários de usuários realizados em torno de uma reportagem de grande repercussão, publicada no Portal Uol, acerca da decisão do Supremo Tribunal Federal que equiparou a homolesbotransfobia ao crime de racismo. O texto lança mão da Análise de Conteúdo, tal como preconizada por Laurence Bardin. Viu-se discursos que se contrapõem enfaticamente contra princípios básicos dos Direitos Humanos, como igualdade e dignidade humana, atentando contra a própria democracia, em alguns casos. Nos projetos culturais da extrema-direita não basta ser intolerante, é necessário destruir a dignidade de indivíduos e grupos minoritários, até chegar ao ponto mesmo de liquidar a diferença.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Interações Sociais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.