Engajamento, identidade e redes: um estudo de caso do Escola sem Partido
Palavras-chave:
Escola sem Partido, doutrinação política, educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo estudar as características do Movimento Escola Sem Partido, que foi fundado com o intuito de denunciar a doutrinação ideológica nas escolas. O Movimento passou a ganhar destaque a partir do uso de uma plataforma online que permite o envio de vídeos que denunciam a doutrinação nas instituições de ensino e também, através da apresentação de Projetos de Lei nas casas legislativas. O estudo tem a finalidade de contribuir para a investigação empírica dos movimentos sociais de direita. Foram pesquisadas, através de entrevistas semiestruturadas – com pais, professores, alunos e parlamentares –, as trajetórias comuns de vivências de doutrinação e a libertação dela, que resulta em um processo de conversão e possivelmente de engajamento; a associação entre o sucesso do movimento e a sua ligação com redes de apoiadores por meio das mídias sociais; a as relações identitárias do movimento, que serão compreendidas à luz do conceito de “identidade como prisma” trazido por Ann Mische (1997).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Interações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.