Engajamento, identidade e redes: um estudo de caso do Escola sem Partido
Mots-clés :
Escola sem Partido, doutrinação política, educação.Résumé
O presente artigo tem por objetivo estudar as características do Movimento Escola Sem Partido, que foi fundado com o intuito de denunciar a doutrinação ideológica nas escolas. O Movimento passou a ganhar destaque a partir do uso de uma plataforma online que permite o envio de vídeos que denunciam a doutrinação nas instituições de ensino e também, através da apresentação de Projetos de Lei nas casas legislativas. O estudo tem a finalidade de contribuir para a investigação empírica dos movimentos sociais de direita. Foram pesquisadas, através de entrevistas semiestruturadas – com pais, professores, alunos e parlamentares –, as trajetórias comuns de vivências de doutrinação e a libertação dela, que resulta em um processo de conversão e possivelmente de engajamento; a associação entre o sucesso do movimento e a sua ligação com redes de apoiadores por meio das mídias sociais; a as relações identitárias do movimento, que serão compreendidas à luz do conceito de “identidade como prisma” trazido por Ann Mische (1997).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Eletrônica Interações Sociais 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.