CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. 136 p.

Autores

Palavras-chave:

anticolonialismo, decolonialidade, colonialismo, racismo

Resumo

A resenha do livro Discurso sobre o colonialismo, do político e escritor martinicano Aimé Césaire, apresenta a nova edição da obra escrita nos anos cinquenta e se tornou um clássico, um livro fundamental para a compreensão da condição colonial.  SociologiaDiscurso sobre o Colonialismo é uma obra analítica, mas também literária, militante, política e poética. Retrata o racismo da condição colonial normalizada através de discursos muitas vezes humanista europeu. Em um contexto de necessária mobilização e luta anticolonial em África, Césaire desempenhou papel fundamental no parlamento francês e a obra Discurso sobre o colonialismo passou a ser leitura fundamental para a compreensão da luta anticolonial.

Biografia do Autor

Cristiano Ruiz Engelke, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Professor Assistente da área de Sociologia da FURG, Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFRGS), Doutorando em Ciência Política (UFPEL).

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Engelke, C. R. (2021). CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. 136 p. Revista Eletrônica Interações Sociais, 4(2), 131–135. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/12296

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.