A violência enquadrada: projetos culturais da extrema-direita global

Autores

Palavras-chave:

Extrema-direita, Homofobia, Projetos culturais.

Resumo

O atual contexto sociopolítico é, inegavelmente, de notável ascensão e recrudescimento da extrema-direita mundial. Nisto, o foco deste artigo é analisar o que caracteriza como projetos culturais da extrema-direita, os quais são caracterizados no texto como perspectivas/visões de mundo extremistas. O corpus se constitui por comentários de usuários realizados em torno de uma reportagem de grande repercussão, publicada no Portal Uol, acerca da decisão do Supremo Tribunal Federal que equiparou a homolesbotransfobia ao crime de racismo. O texto lança mão da Análise de Conteúdo, tal como preconizada por Laurence Bardin. Viu-se discursos que se contrapõem enfaticamente contra princípios básicos dos Direitos Humanos, como igualdade e dignidade humana, atentando contra a própria democracia, em alguns casos. Nos projetos culturais da extrema-direita não basta ser intolerante, é necessário destruir a dignidade de indivíduos e grupos minoritários, até chegar ao ponto mesmo de liquidar a diferença.

Biografia do Autor

Delson dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Delson dos Santos Oliveira é estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Participa do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis, pesquisando na linha de Cultura, Gênero e Territorialidade.

Carlos Henrique de Lucas, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Professor Adjunto II vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e à Área de Letras do Centro das Humanidades, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA), Mestre em Letras/História da Literatura (FURG), Especialista em Direitos Humanos e Licenciado em Letras (UFRGS).

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Oliveira, D. dos S., & de Lucas, C. H. (2020). A violência enquadrada: projetos culturais da extrema-direita global. Revista Eletrônica Interações Sociais, 4(1), 48–61. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/11818

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.