<b>Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores</b>
Keywords:
Marketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.Abstract
Neste trabalho trato de apresentar análises sobre elementos que reforçam a manutenção dos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e empresas patrocinadoras, procurando caracterizar aspectos vinculados à manutenção ou aumento da confiança e do comprometimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 dirigentes de clubes e 03 administradores de empresas patrocinadoras. As informações derivadas dessas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando na formulação de 03 categorias: comprometimento instrumental simétrico; confiança na reputação e nos valores; e confiança no profissionalismo. Concluiu-se que, nos relacionamentos estudados, estavam “em jogo” aspectos do comprometimento e da confiança. No caso do comprometimento, os determinantes parecem ser exclusivamente de ordem instrumental e, no que se refere à confiança os determinantes mais enfáticos tratam da dimensão simbólica, mas também agregam elementos instrumentais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Additional Files
Published
2013-02-04
How to Cite
Myskiw, M. (2013). <b>Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 125–140. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258
Issue
Section
Artigos de Fluxo Contínuo