<b>Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores</b>

Authors

  • Mauro Myskiw Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Marechal Cândido Rondon/PR

Keywords:

Marketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.

Abstract

Neste trabalho trato de apresentar análises sobre elementos que reforçam a manutenção dos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e empresas patrocinadoras, procurando caracterizar aspectos vinculados à manutenção ou aumento da confiança e do comprometimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 dirigentes de clubes e 03 administradores de empresas patrocinadoras. As informações derivadas dessas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando na formulação de 03 categorias: comprometimento instrumental simétrico; confiança na reputação e nos valores; e confiança no profissionalismo. Concluiu-se que, nos relacionamentos estudados, estavam “em jogo” aspectos do comprometimento e da confiança. No caso do comprometimento, os determinantes parecem ser exclusivamente de ordem instrumental e, no que se refere à confiança os determinantes mais enfáticos tratam da dimensão simbólica, mas também agregam elementos instrumentais.

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Author Biography

Mauro Myskiw, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Marechal Cândido Rondon/PR

Doutorado em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006); Mestrado em Ciência do Movimento Humano (PPGCMH/UFSM). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Published

2013-02-04

How to Cite

Myskiw, M. (2013). <b>Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 125–140. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo