LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14404Mots-clés :
Alfabetização, Ensino Fundamental, LudicidadeRésumé
O objetivo desta pesquisa é elucidar a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. Considerando que diferentes estudos já foram realizados a partir desta temática, entre os quais podemos destacar os trabalhos de Kishimoto (2011; 2014) e Dinello (1984), para complementar este trabalho, contamos com os escritos de Soares e Batista (2005; 2010), Cagliari (1982) e Emília Ferreiro (2017), os quais se dedicam a pensar os processos de alfabetização e letramento. Nos baseando nos princípios epistemológicos desses autores é possível sustentar que as práticas lúdicas, em contexto escolar, podem contribuir com o processo de alfabetização tornando o mesmo mais prazeroso e significativo, levando em consideração sua complexidade. Imbuindo-nos em tais teorias, o estudo faz a reflexão sobre qual a percepção dos professores (as) alfabetizadores (as) em relação às contribuições da ludicidade para o processo de alfabetização e letramento. Esta pesquisa possui um caráter exploratório e descritivo, caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizando um questionário destinado aos (às) professores (as) de turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que por meio da inserção da ludicidade na prática cotidiana, a aprendizagem dos alunos se tornaealmente significativa e prazerosa, proporcionando um desenvolvimento integral aos mesmos. Porém, estas práticas demandam mais tempo do (a) professor (a) para planejá-las, confeccioná-las e aplicá-las, fatores que dificultam sua utilização, mas que são imprescindíveis mesmo que usadas poucas vezes.
Téléchargements
Références
ALVES, Fernando Donizete. O lúdico e a educação escolarizada da criança. p. 45-72. In: OLIVEIRA, Maria Lúcia. (Org.) (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. p. 193. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Leitura e Alfabetização. Cadernos de estudos linguísticos. nº 3, p. 6-20, 1982. Disponível em: file:///C:/Users/User/Documents/TCC/Textos/livro%20leitura%20e%20alfabetização%20luiz%20carlos%20cagliari.PDF. Acesso em: 17 fev. 2020.
DINELLO, Raimundo. A expressão lúdica na educação da infância. 2 ed. Rio Grande do Sul: APESC. 78 p. 1984. In: GOMES, Kátila Fernanda. O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras. Rio Claro, 2009.
FERREIRA, Elizete Brandão. Ludicidade e Alfabetização. Distrito Federal, 2009. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/45389.pdf Acesso em: 26 nov. 2019.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tXMzDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=em%C3%ADlia+ferreiro&ots=EK6QKwRL_m&sig=xYdjA37wq7QHuE6yJ9FF_6m7nzs#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 19 fev. 2020.
FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158-170, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582. Acesso em: 30 mar. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Kátila Fernanda. O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras. Rio Claro, 2009.
HARTZ, Aline; PAULO, Angélica da Silva; KUSSLER, Daiane; SANTOS, Gabrielle dos; SANTOS, Viviane C. Cardoso dos; FRANCO, Letícia do Amaral. A importância do brincar no ensino fundamental: crianças em fase de alfabetização. Revista Conhecimento Online. v.1, 2012. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/261. Acesso em: 07 jul. 2021.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Espacios em blanco, Serie indagaciones, v. 24, n. 1, p. 81-106, jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v24n1/v24n1a07.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.) O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14 ed. - São Paulo: Cortez, 2011.
MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa. v. 1, n. 2, p.85-92, março/agosto, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/879/87910208.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.
NUNES, João Batista Carvalho. Pesquisas online. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. v.1, p. 92-97.
PEREIRA; Denise Rocha; SILVA, Karoline Rezende Thomaz da. O jogo perfil no ensino fundamental – algumas possibilidades de aprendizagem. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SILVA, Luciene Ferreira da; MARQUES, Antonio Francisco; ZANATA, Eliana Marques; FERES, Glória Georges. (Orgs.) Ensino e aprendizagem na educação básica: desafios curriculares. Bauru, v. 2, FC/UNESP, 2015. p. 489-498.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/RegisterToDownload/BulkDownload. Acesso em: 25 jul. 2021.
SANDINI, Sabrina Plá; AMARO, Fernanda. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic: Alguns apontamentos sobre o programa no município de Guarapuava-Pr. Rev. Educ., Cult., Soc., Sinop/MT/Brasil, v. 9, n. 2, p. 114-129, jul./dez. 2019.
SILVA, Felipe Raphael Paiva da; CARVALHO, Nathalia Penáquio; ROCHA Denise Pereira. Relação do professor com jogos na escola de ensino fundamental. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SILVA, Luciene Ferreira da; MARQUES, Antonio Francisco; ZANATA, Eliana Marques; FERES, Glória Georges. (Orgs.) Ensino e aprendizagem na educação básica: desafios curriculares. Bauru, v. 2, FC/UNESP, 2015. p. 355-363.
SOARES, Magda. A entrada da criança no mundo da escrita: o papel da escola. Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba, p. 21-27, 2010.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento. Caderno do Professor, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p.34-56, maio 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.