Violência Escolar como Reflexo da sociedade:

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18777

Palavras-chave:

Violência na escola. violência na sociedade. Revisão integrativa. Educação.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar aspectos da sociedade que influenciam
a violência no ambiente escolar, e as estratégias de intervenção desenvolvidas pelas escolas. Foi
desenvolvido a partir de uma revisão integrativa, onde foram pesquisados artigos no SciELO e no
Portal da Capes, nos últimos dez anos. Com os descritores violência escolar e sociedade, foram
localizados 22 resultados no SciELO, destes apenas quatro se relacionam com os objetivos do
presente estudo. Na plataforma Capes com os descritores: “violência escolar e sociedade’’, foram
localizadas 173 pesquisas, descartamos 159 e ficamos com apenas 14. Nos resultados, foi visto que
as medidas de intervenção são limitadas, uma vez que faltam políticas públicas voltadas para essa
demanda específica, bem como falta de recursos destinados a especialização docente ,também existe
a necessidade de identificar as possíveis causas da violência, para que sejam desenvolvidas soluções
exitosas e permanentes, com uma educação com práticas pedagógicas que propicie uma cultura de
paz no ambiente escolar, foram discutidos formas pelas quais a tecnologia pode contribuir para o
processo de conscientização dos jovens a respeito dos tipos de violência por eles vivenciadas, com
o desenvolvimento de jogos que possam auxiliar os adolescentes na compreensão da problemática
envolvendo as situações de violência no ambiente escolar. De modo geral foram sugeridas a
realização de palestras envolvendo as famílias, para que, através do diálogo, exista compreensão do
contexto onde esses jovens estão inseridos e, a partir dessa diagnose, seja possível desenvolver
práticas exitosas de acordo com cada realidade exposta e presenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa lindinês Da Silva tavares, Universidade federal rural de Pernambuco UFRPE/ UAST

Josefa Lindinês da Silva Tavares

Graduada em Licenciatura em Letras 

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade Acadêmica de Serra Talhada-UAST

 

Roseane Amorim Da Silva, UFRPE

Roseane Amorim da Silva

Graduada em Psicologia

Mestre e Doutora em Psicologia 

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST

Referências

Monografia no todo

ABRAMOVAY, Miriam. Programa de prevenção a violência nas escolas. Apresentação da Faculdade Latino–Americano de Ciências Sociais (FLACSO). Brasília: SEPPIR/PR, 2015.

ASSIS, Simone Gonçalves de et al. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Editora Fiocruz, 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade.17. ed. Petrópolis: Vozes.1994.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico

BRAGA, Karla Michelle de Meneses Caeiro et al. Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: a utilização de jogos como instrumento de conscientização, prevenção e combate a essas práticas. Revista carioca de ciência, tecnologia e educação, v. 3, n. 1, p.1-15, 2018. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/28 .Acesso em: 10 set. 2024.

BRITO, Robson Figueiredo. Combate à violência no ensino médio: trabalho com oficinas educativas que oportunizam a (con)vivência democrática na Escola. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 443–456, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n16p443. Acesso em: 15 set. 2024.

CAPUTI, Débora Rosangela Philomeno; DA SILVA, Verônica Freires. Educação integral como possibilidade de enfrentamento ao bullying. Revista Educação-UNG-Ser-ISSN 1980-6469, v. 15, n. 1, p. 164-170, 2020. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/4017 . Acesso em: 12 set. 2024.

DA SILVA, Darcy Rodrigues; LIMA, Laís Leni Oliveira.sei que existe, mas não quero acreditar: bullying na educação. Itinerarius Reflectionis, v. 11, n. 1, p.1-15,2015. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37262 . Acesso em: 4 set. 2024.

DA SILVA, Jorge Luiz; BAZON, Marina Rezende. Prevenção e enfrentamento do bullying: o papel dos professores. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 615-628, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28082 . Acesso em: 9 set. 2024.

DA SILVA, Pedro Fernando; CASCO, Ricardo. Violência escolar e responsabilização. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 9, n. 1, p. 213-235, 2021. Disponível em:https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11621/8502 . Acesso em: 06 set. 2024.

DA SILVA. Maria do Socorro Pereira; MEDEIROS, Maria Gessi-Leila; Do BONFIM, Maria do Carmo Alves. Violência na Escola e a Colonialidade do Poder Concepção Epistêmica de Cultura de Paz na Descolonização do Saber. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 32, p. 161-182, 2015.Disponível em : https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1291 . Acesso em 12 dez.2024.

DE MEDEIROS, Cícera Rita Rogerio. Violência nas séries Iniciais da Escola Pública Municipal.RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar -ISSN 2675-6218. v. 4, n. 1, p. e412720-e412720, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2720 . Acesso em: 3 set. 2024.

MARTINS, Rone Rosa; DE CASTRO, Raimundo Márcio Mota. Diversidade sexual e de gênero no contexto escolar: conceitos, políticas públicas e função da escola. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 16, n. 34, 2017. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1047 . Acesso em: 15 set. 2024.

MEIRELES, Jacqueline; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Violência substantivada: perspectiva de estudantes de uma escola pública. Psicologia & Sociedade, v. 31, p. e214359, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/psoc/a/cNqwbn9Y5ZB59JjjnLBML6m/abstract/?lang=pt . Acesso em: 4 set 2024.

MOREIRA, Ana Paula Gomes; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Violência e prevenção na escola: as possibilidades da psicologia da libertação. Psicologia & sociedade, v. 29, p. e141683, 2017.Disponível em:https://www.scielo.br/j/psoc/a/gL6R3MRpbH4v53qnBxfMYkn/?lang=pt .Acesso em: 12 set.2024.

PICCOLI, Luiza Machado; LENA, Marisangela Spolaôr; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Violência e sofrimento social no contexto escolar: um estudo de caso em Porto Alegre, RS. Saúde e Sociedade, v. 28, p.174-185, 2019.Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/fhCwVsXxzFb8ytS5ZvDVvzm/abstract/?lang=pt . Acesso em :19 set.2024.

RICCI, Tania Facchini; CRUZ, José Anderson Santos. O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas. Nuances: Estudos sobre Educação, p. e021003-e021003, 2021. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9116 . Acesso em: 13 set. 2024.

SALLES, Leila Maria Ferreira et al. Um estudo sobre jovens e violência no espaço escolar. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 148-157, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/dDZWLtsDWckfn8xfG95VQBS/abstract/?lang=pt . Acesso em :3 set.2024.

SILVA, Cíntia Santana e; VILELA, Elaine Meire; OLIVEIRA, Valéria Cristina de. Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico. Educação e Pesquisa, v. 50, p. e264614, 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/224136 . Acesso em :3 set.2024.

SOARES Sá Britto, Eder; FERREIRA Mafra, Jason. Violências entre pares no contexto escolar: razões e enfrentamentos.Dialogia, n. 32, p.165, 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/14323 . Acesso em: 10 set. 2024.

TORRES, Nelson Vieira; DE ARAUJO, Elson Luiz. O observatório da educação e as questões de gênero e violência escolar: confronto entre meninas. Interfaces da Educação v.6, n.16, p.90-102,2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/442 . Acesso em: 5 set. 2024

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Da Silva tavares, J. lindinês, & Amorim Da Silva, R. (2025). Violência Escolar como Reflexo da sociedade: : uma revisão integrativa. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 523–545. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18777

Artigos Semelhantes

<< < 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.