GEOGRAFIAS EMOCIONAIS EM MANOEL DE BARROS:

perspectivas para o ensino de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17302

Palavras-chave:

Geografias Emocionais, Literatura, Manoel de Barros, Bioma Pantaneiro.

Resumo

A reflexão articula as Geografias Emocionais com a Literatura, a partir da obra do poeta
matogrossense Manoel de Barros, visando compreender a importância das emoções no ensino da
Geografia. Ao integrar essas perspectivas, o nosso objetivo é explorar as emoções experimentadas pelos
estudantes no contexto escolar, como elas relacionam-se com a vivência no espaço geográfico e como
podem ser despertadas por meio da Literatura. A partir da poesia de Manoel de Barros, entendemos que
é possível despertar as emoções dos alunos durante o processo de aprendizado dos conteúdos
geográficos, em especial, pensando o contexto de Mato Grosso, abordado pelo poeta em suas obras,
promovendo uma abordagem interdisciplinar que amplie os debates sobre as espacialidades emocionais
e a imaginação geográfica. Com essa articulação, queremos colaborar para as discussões em torno da
educação e ensino da Geografia, proporcionando uma compreensão mais profunda e sensível das
relações entre as pessoas, as emoções e o espaço vivido. No trabalho cotidiano com estudantes da
educação básica, foi possível ver a potência da linguagem poética usada para descrever o Pantanal,
refletir sobre a relação entre o ser humano e a natureza, já que a obra do autor incentiva reflexões sobre
responsabilidade ambiental e preservação do bioma, temas pertinentes no ensino da Geografia

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Biografia do Autor

Oberdan José Bortolanza, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do estado do Mato Grosso. E-mail: ojbortolanza@hotmail.com

Márcia Alves Soares da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (UFMT). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2019). Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, Portugal (2017). Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2014) e graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Tem experiência em pesquisa, extensão e ensino na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, Geografia Humanista e Geografia Urbana. É membra dos grupos de pesquisa Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE-UFPR) vinculado ao Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER), do HPGEO - Grupo de Pesquisa em História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (UFMT), do corpo editorial da Revista Geografar da UFPR e da Revista Mato-Grossense de Geografia da UFMT. Tem interesse nos seguintes temas e áreas: geografia das emoções, geografias emocionais, espaço urbano, geografia cultural, geografia humanista, epistemologia da geografia, patrimônio cultural, memória, cultura, geografia da religião, emoções.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Bortolanza, O. J., & Alves Soares da Silva, M. (2025). GEOGRAFIAS EMOCIONAIS EM MANOEL DE BARROS: : perspectivas para o ensino de geografia. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 344–367. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17302

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