<b>Cidadania e História: as políticas públicas e sua influência no ensino da disciplina escolar histórica</b>

Autores

  • Maira Eveline Schmitz Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Pelotas/RS

Palavras-chave:

Cidadania. História. Educação.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa possui por tema a relação existente entre a cidadania, as políticas públicas educacionais e o ensino de História. A formação para a cidadania, ao longo do retrospecto da Educação brasileira, sempre foi enfatizada, sendo delegada à disciplina de História um papel central nesta responsabilidade. Nesta direção, partindo da noção de que o conceito de cidadania é histórico e diante da percepção de que o “ser cidadão” é um tema muito em voga atualmente, optou-se por abordar sua relação com a disciplina da História ao longo do tempo, a fim de refletir sobre o papel do professor ao utilizá-lo em sala de aula.

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Biografia do Autor

Maira Eveline Schmitz, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Pelotas/RS

Mestrado em História - Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

Schmitz, M. E. (2012). <b>Cidadania e História: as políticas públicas e sua influência no ensino da disciplina escolar histórica</b>. Historiæ, 3(1), 105–120. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2480

Edição

Seção

Dossiê