O prédio-sede da Polícia Federal do Rio Grande/RS:

reflexões a partir da educação patrimonial

Autores

Resumo

O presente artigo pretende analisar e refletir sobre a realização de uma atividade de Educação Patrimonial, desenvolvida no Prédio-sede da Polícia Federal e, também, nas dependências da Biblioteca Rio-Grandense. O edifício suscita um espaço de histórias e memórias, que revelam a cidade como um lócus histórico, social e cultural. Além disso, a materialidade da edificação aborda aspectos significantes, alusivos às relações da sociedade rio-grandina, ideais arquitetônicos do final do século XIX e início do século XX. Nesta esteira, a atividade de Educação Patrimonial delineou-se através da pesquisa histórica, estabelecendo estratégias de intervenção junto à comunidade local, estabelecendo relações cognitivas com o seu patrimônio histórico edificado. Por fim, destacamos que a presente reflexão desta experiência concreta, teve por objetivo não somente a visibilidade a esse patrimônio da cidade mas, a problematização patrimonial a partir de suas histórias e memórias.

Downloads

Biografia do Autor

Carmem G. Burgert Schiavon, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Possui graduação em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado (1998) e Doutorado (2008) em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde atua como docente junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História da FURG, bem como junto aos Cursos de História, Artes Visuais e Arquivologia da FURG, sendo Coordenadora do Centro de Documentação Histórica Professor Hugo Alberto Pereira Alves (CDH-FURG) desde o ano de 2008 e coordena o Subprojeto de História do PIBID-FURG desde março de 2014. É líder no CNPq do Grupo de Pesquisa História, Memória e Patrimônio e Membro do Grupo de Pesquisa História e Memória: manifestações artísticas e patrimônios culturais (UEM); do Grupo de Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio – GEMMUS/UFRGS e do Grupo de Pesquisa Cosmologias, lógicas de ação e manifestações expressivas de grupos afrodescendentes (UFPel). Tem experiência na área de História e Patrimônio, com ênfase na história do Brasil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: história; memória; patrimônio; acervos; história e cultura afro-brasileira; Lei 10.639/2003; escravidão e pós-abolição.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Schiavon, C. G. B., & Vivian da Silva Paulitsch. (2021). O prédio-sede da Polícia Federal do Rio Grande/RS:: reflexões a partir da educação patrimonial. Historiæ, 12(1), 56–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/12994