<b>O ensino de História em revista: algumas possibilidades de atividades a partir dos PCNs</b>

Autores

  • Carmem Gessilda Burgert Schiavon
  • Tiago Fonseca dos Santos

Palavras-chave:

Ensino de História. Temas transversais. PCN's.

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir o ensino de História enquanto campo de pesquisa em constituição, tendo como pressuposto a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Para tanto, utiliza-se a investigação dos PCN’s de História e dos Temas Transversais, especialmente o de Meio Ambiente e, deste modo, procura-se indicar o descentramento do currículo escolar da disciplina curricular de História, bem como a constituição de práticas pedagógicas que busquem apreciar, criticamente, a realidade imanente da comunidade escolar, eixo norteador do referido documento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Gessilda Burgert Schiavon

Possui graduação em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado (1998) e Doutorado (2008) em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde atua como docente nos Cursos de História e Arquivologia, sendo Coordenadora do Centro de Documentação Histórica Professor Hugo Alberto Pereira Alves (CDH-FURG) desde o ano de 2008 e, no atual momento, é Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico da cidade do Rio Grande. Tem experiência na área de História e Patrimônio, com ênfase na história do Brasil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: história; memória; patrimônio; acervos; estado novo; relações luso-brasileiras, escravidão; abolição e cultura afro-brasileira.

Tiago Fonseca dos Santos

Mestre em Educação Ambiental e Doutorando nesta área pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES/REUNI.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

Schiavon, C. G. B., & dos Santos, T. F. (2012). <b>O ensino de História em revista: algumas possibilidades de atividades a partir dos PCNs</b>. Historiæ, 3(1), 91–104. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2563

Edição

Seção

Dossiê