Alberto Pasqualini e a Faculdade livre de direito de Porto Alegre: algumas considerações de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Alberto Pasqualini – Bacharel – Trajetória

Resumo

O artigo que segue traça algumas considerações acerca dos aspectos centrais que embasaram a trajetória política inicial de Alberto Pasqualini 1928-37. Embora este personagem tenha frequentemente aparecido em textos de enquadramento da memória e, depois, na historiografia sob a denominação de “doutrinador” ou “teórico do trabalhismo”, relativos, portanto, à sua trajetória política pós-1945, Pasqualini teve uma trajetória política inicial anterior que teve início em 1928-29, quando da sua formatura enquanto aluno laureado na então Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre e do seu concomitante ingresso no Partido Libertador (PL) do Rio Grande do Sul, tendo se lançado, primeiramente, candidato a deputado federal e, depois, sido eleito vereador pelo pleito de 1935. Salienta-se, portanto, que o seu ingresso no jogo político-partidário teve relação intrínseca com o capital político por ele granjeado e acumulado, principalmente, ao longo de sua trajetória acadêmica na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Atualmente é Professor Adjunto I do Departamento de História e Geografia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui Doutorado em História Íbero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e projeto vinculado às áreas de cultura política e história das ideias. Na mesma instituição fez parte da comissão representante discente na gestão 2010-2011. Atuou como Professor Substituto do Curso de graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). No mestrado, teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com pesquisa vinculada às áreas de política, cultura política e história da imprensa. É membro do Grupo de Trabalho de História das Ideias da Associação Nacional de História, regional do Rio Grande do Sul (ANPUH-RS). Atua como pesquisador junto ao Grupo de Trabalho Direitas, História e Memória, igualmente registrado junto à ANPUH-RS.Tem interesse nas áreas temáticas ligadas a chamada Era Vargas; História Política do Brasil e do Rio Grande do Sul; Cultura Política no Estado Novo (1937-1945); Questões ligadas às lideranças político-partidárias do trabalhismo brasileiro. Nestes temas, é autor principal em artigos publicados em revistas especializadas e co-autor em dois livros que compõem as abordagens e perspectivas da História Política. Também tem interesse nas áreas metodológicas inseridas na interlocução entre pesquisa e ensino de História.

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Almeida, D. O. D. B. (2018). Alberto Pasqualini e a Faculdade livre de direito de Porto Alegre: algumas considerações de pesquisa. Historiæ, 8(1), 145–168. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6459