A “religião cívica” de um integralismo republicano: a História a serviço da cultura política integralista no pensamento de Miguel Reale (1932-1937)

Autores

  • Pedro Ivo Dias Tanagino

Palavras-chave:

Integralismo. Culturas Políticas. Miguel Reale.

Resumo

Esse artigo apresenta investigações do integralismo brasileiro a partir das obras do jurista, professor e político Miguel Reale (1910-2006), um dos principais intelectuais e líderes da Ação Integralista Brasileira (AIB) entre 1932 e 1937, movimento e partido político de inspiração fascista de maior abrangência na história do país. Realizamos uma História Política e Social em cotejo com as abordagens praticadas nas Ideas in Context, de Quentin Skinner na história do pensamento político e Reinhart Koselleck na história dos conceitos. A abordagem contextualista do pensamento e dos conceitos políticos trata com a noção de “culturas políticas”, através dos debates levantados por Daniel Cefaï, Serge Berstein, Eliana Dutra, Rodrigo Patto Sá Motta, o pensamento político de Miguel Reale seguindo uma linha sincrônica de análise, cruzada com as investigações em diacronia dos múltiplos contextos e temporalidades, bem como as rupturas e continuidades, contidas nos conceitos básicos que formaram o ideário republicano integralista apresentado pelo autor nos anos 1930. Nosso objetivo é identificar e esclarecer a performance linguística individual de Reale nos revelando seu horizonte de uma cultura política integralista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ivo Dias Tanagino

Doutor em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) financiado pela bolsa CAPES, com estágio (PDSE) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - ULisboa). Mestre em História (UFJF). Bacharel em História (UFJF); Licenciado em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Desenvolve pesquisas no campo da História Política brasileira, com ênfase no período Entreguerras, investigando temas como Integralismo, Nacionalismo, Autoritarismo, Totalitarismo, Corporativismo, Teoria da História e Historiografia. Pesquisador dos grupos “Integralismo e outros movimentos nacionalistas” (UFF/CNPq), "Grupo de Estudos Sobre Integralismo - GEINT" (UFF/CNPq) e “Direitas, História e Memória” (UEM/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Tanagino, P. I. D. (2019). A “religião cívica” de um integralismo republicano: a História a serviço da cultura política integralista no pensamento de Miguel Reale (1932-1937). Historiæ, 9(2), 71–92. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/8554