Educação ambiental e história ambiental em diálogo como possibilidades para o ser mais: um contraponto ao pensamento dualista

Autores

  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Educação Ambiental. História Ambiental. Ser mais.

Resumo

Ao reivindicar o campo da Educação Ambiental enquanto uma concepção educativa que dialogue com o projeto de uma sociedade utópica no sentido do inédito viável, mais justa e com a superação das opressões, encontramos enquanto premissa a necessidade de rever permanentemente a vocação ontológica da educação. Aproximamos essa perspectiva a um campo do saber que se constitui em um sentido próximo ao campo amplo educativo que buscamos revitalizar, a História Ambiental. Acreditamos que esses campos se aproximam tanto no que tange as suas possibilidades transformadoras, como também em relação as possíveis fragilidades que possam surgir em torno de discursos aligeirados e intencionalidades antagônicas a um projeto de sociedade anunciado em Freire. Com isso, enfatizamos que a tanto a Educação Ambiental quanto a História Ambiental nas quais acreditamos, devem estar vinculadas a uma proposta que aborde os saberes-fazeres dos sujeitos no horizonte do ser mais. Temos enquanto objetivo lançar provocações em torno desse diálogo entre a Educação Ambiental e a História Ambiental que auxiliem na revisão das posturas educativas presentes nos diferentes espaços, de maneira a revitalizar a necessidade dos fundamentos no campo da educação, mais especificamente, no bojo de uma Educação Ambiental que se pretenda popular.

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Biografia do Autor

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Licenciada e Bacharel em História. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental, PPGEA/FURG.

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Filósofo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, PPGEA/ FURG. Dr. em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

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Publicado

2016-02-02

Como Citar

Claro, L. C., & Pereira, V. A. (2016). Educação ambiental e história ambiental em diálogo como possibilidades para o ser mais: um contraponto ao pensamento dualista. Historiæ, 6(2), 308–326. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5597