Educação ambiental e história ambiental em diálogo como possibilidades para o ser mais: um contraponto ao pensamento dualista
Palavras-chave:
Educação Ambiental. História Ambiental. Ser mais.Resumo
Ao reivindicar o campo da Educação Ambiental enquanto uma concepção educativa que dialogue com o projeto de uma sociedade utópica no sentido do inédito viável, mais justa e com a superação das opressões, encontramos enquanto premissa a necessidade de rever permanentemente a vocação ontológica da educação. Aproximamos essa perspectiva a um campo do saber que se constitui em um sentido próximo ao campo amplo educativo que buscamos revitalizar, a História Ambiental. Acreditamos que esses campos se aproximam tanto no que tange as suas possibilidades transformadoras, como também em relação as possíveis fragilidades que possam surgir em torno de discursos aligeirados e intencionalidades antagônicas a um projeto de sociedade anunciado em Freire. Com isso, enfatizamos que a tanto a Educação Ambiental quanto a História Ambiental nas quais acreditamos, devem estar vinculadas a uma proposta que aborde os saberes-fazeres dos sujeitos no horizonte do ser mais. Temos enquanto objetivo lançar provocações em torno desse diálogo entre a Educação Ambiental e a História Ambiental que auxiliem na revisão das posturas educativas presentes nos diferentes espaços, de maneira a revitalizar a necessidade dos fundamentos no campo da educação, mais especificamente, no bojo de uma Educação Ambiental que se pretenda popular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-02-02
Como Citar
Claro, L. C., & Pereira, V. A. (2016). Educação ambiental e história ambiental em diálogo como possibilidades para o ser mais: um contraponto ao pensamento dualista. Historiæ, 6(2), 308–326. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5597
Edição
Seção
Dossiê