Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes

Autores

  • Delton Aparecido Felipe Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palavras-chave:

Patrimônio cultural negro. Práticas de vida. Memória. Paraná.

Resumo

Discutir Patrimônio cultural negro no Paraná implica em entender que as práticas de vida da população afro-brasileira estiveram em processo de conflito com o projeto nacional. Apesar da historiografia tradicional minimizar a presença de negros escravizado e no Pós-abolição no Paraná, ao analisarmos o patrimônio cultural, material e imaterial, do estado percebemos que diversos deles demonstram saberes, celebrações e lugares vinculados a população negra. Um exemplo disso, são as comunidades quilombolas, como a Paiol de Telha, que além de assegurar a sobrevivência dos povos e comunidades tradicionais salvaguardam as tradições e a memória negra no Paraná. O que nos leva a supor que o quilombo se apresenta como um “lugar de memória”, que consiste na necessidade de reconhecer a população afro-brasileira como uma presença marcante na história paranaense. Os moradores de quilombos são herdeiros não apenas da terra que seus antepassados moravam, mas também de um capital cultural simbólico que remonta a práticas antigas ligadas a tradição. Salvaguardar estas comunidades como patrimônio cultural reflete a necessidade de mudanças, que permitam a estes povos e comunidades, a experiência de viver sua cidadania sem que tenham que abrir mão de suas práticas culturais, sociais e econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão, Pós-Doutorando em História, na linha de pesquisa em Fronteiras, Populações e Bens Culturais no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá-Paraná. Doutor em Educação com estágio de doutoramento junto ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - da Universidade de Aveiro, Portugal. Mestre em Educação e Graduado em História.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Felipe, D. A. (2016). Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes. Historiæ, 6(2), 117–134. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5587