O fazer artístico feminino: Carmen Miranda, sua vida, seu palco

Autores

  • Karina de França Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria José de Oliveira Navarro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paulo Roberto Monteiro de Araujo Universidade Prebiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Carmen Miranda, Mulher, Cultura.

Resumo

Ressaltamos a importância da pesquisa em benefício da valorização, desenvolvimento e perceptibilidade do trabalho artístico de mulheres. Ao nos depararmos com as mais variadas produções culturais, entre livros, a pintura, o teatro, a música, dentre tantas outras, percebemos que tal produção não conta com um número grande de mulheres. Foi naturalizado o fato de não vermos os nomes de mulheres na produção cultural ao longo da História, dando-nos a falsa noção de que a cultura não é tarefa para o feminino. Este artigo tem como objetivo trazer à luz a importância da mulher na construção histórico-cultural e o papel do feminino na construção da identidade nacional brasileira. Carmen Miranda nasceu em Portugal, mas possuía brasilidade intrínseca. Entre os anos de 1930 e 1950, Carmen foi a maior estrela do disco, do rádio, do cinema, dos cassinos e dos palcos brasileiros, sendo recordista em gravações, vendas, cachês e salários. Chegando à Hollywood, inseriu seu nome e o do Brasil no mercado internacional da indústria cultural. Com apenas 1,52 m de altura, a Pequena Notável foi conhecida pelo mundo como sinônimo do samba e brasilidade.

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Biografia do Autor

Karina de França Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, curso realizado com Bolsa CAPES /PROSUP, defesa da dissertação ocorrida em maio de 2017. Pós-graduada em Tecnologias e Educação a Distância, graduada em Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há treze anos atuo em Instituição Cultural, faço parte da equipe do Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo. Áreas de interesse: Lazer, História da Cultura, Identidade, Teorias do Feminismo, Análise da Imagem, Discurso Publicitário.

Maria José de Oliveira Navarro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, curso realizado com Bolsa CAPES /PROSUP, defesa da dissertação ocorrida em fevereiro de2017. Pós-graduada em Docência na Educação Superior (Lato Sensu) pela mesma instituição (2014). Graduada em Ciências Sociais e Politicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2004). Cantora Popular pela OMB – Ordem dos Músicos do Brasil (2009). Realiza apresentações como Cantora Popular em locais públicos e privados. Profissional há mais de 20 anos na área de pesquisa de mercado, de opinião e científica. Tem experiência como professora de sociologia para Ensino Médio e EJA (ensino para jovens adultos) em Escolas Estaduais de São Paulo, além de ter ministrado aulas de cidadania para alunos de cursos técnicos profissionalizantes em ETEC Metalúrgica. Foi coordenadora de campo do projeto: Estado, Cidadania e Políticas de Saúde pelo CEDEC - Centro de Estudos e Cultura Contemporânea com a Coordenação geral de Amélia Cohn. (2003 a 2006). E-mail: jopesquisa@terra.com.br

Paulo Roberto Monteiro de Araujo, Universidade Prebiteriana Mackenzie

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua principalmente nas seguintes áreas: Cultura Contemporânea, Arte, Ética e Filosofia Política.

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Silva, K. de F., Navarro, M. J. de O., & Araujo, P. R. M. de. (2018). O fazer artístico feminino: Carmen Miranda, sua vida, seu palco. Historiæ, 8(2), 187–200. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/7209