Em busca de vestígios do Nacionalismo Institucionalizados nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul (1930-1950)

Autores

  • José Edimar de Souza UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
  • Elisângela UCS
  • Samanta UCS

Resumo

As pesquisas referentes a instituições educativas se caracterizam como um campo propício para se compreender diferentes contextos da História da Educação. Na primeira metade do século XX, as instituições escolares, sobretudo, de ensino primário no Brasil, passam por um processo de transformação, com a implantação da escola graduada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar representações do civismo e nacionalismo a partir da história de instituições escolares no município de Caxias do Sul, RS, entre 1930 a 1950. A pesquisa é desenvolvida sob a ótica da História Cultural e mobiliza ainda conceitos como práticas e culturas escolares desenvolvidas no interior dos grupos escolares neste munícipio. Desse modo, aplica análise documental histórica, organizando quadros e compondo os fatos que possibilitaram evidenciar aspectos de um sentimento pátrio nas práticas de escolarização. Conclui-se que neste município havia um esforço dos agentes e instituições para construir representações que se fixassem no imaginário social e fossem constituindo sentido a partir do exercício de certas práticas, pautadas pelo desejo de formar uma nação consolidada por valores cívicos-patrióticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

GRADUADO EM HISTÓRIA, MESTRE E DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNISINOS

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

GRADUANDO EM GEOGRAFIA

PÓS-DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO - UNISINOS

PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UCS

Elisângela, UCS

Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2004), Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, Pós-Graduada em Cultura Organizacional e Comunicação com o Mercado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2011). Atualmente vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, integrante do grupo de pesquisa História da Educação Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (GRUPHEIM). 

Samanta, UCS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação-PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul/RS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, Bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (2019), possui Pós-Graduação em Neurociências Aplicada à Linguagem e Aprendizagem pela Universidade de Caxias do Sul (2017), Pós-Graduação em Gestão de Marcas - Branding pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e Capacitação em Docência na Educação Superior pela Faculdade da Serra Gaúcha (2012). É Bacharel em Design com ênfase em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (2010). Tem experiência na área de Design Gráfico, Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Design de Estampas. É professora dos cursos de graduação em: Bacharelado em Design e Tecnólogo em Design Gráfico do Centro Universitário da Serra Gaúcha. Atualmente, é participante do grupo de pesquisa Modos de organizar a escola primária no RS (1889-1950): histórias, memórias e práticas educativas. 

Downloads

Publicado

2022-03-03

Como Citar

Souza, J. E. de, Dewes, E. C. da S. ., & Vanz, S. (2022). Em busca de vestígios do Nacionalismo Institucionalizados nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul (1930-1950). Historiæ, 12(2), 29–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/13271