Em busca de vestígios do Nacionalismo Institucionalizados nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul (1930-1950)
Resumo
As pesquisas referentes a instituições educativas se caracterizam como um campo propício para se compreender diferentes contextos da História da Educação. Na primeira metade do século XX, as instituições escolares, sobretudo, de ensino primário no Brasil, passam por um processo de transformação, com a implantação da escola graduada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar representações do civismo e nacionalismo a partir da história de instituições escolares no município de Caxias do Sul, RS, entre 1930 a 1950. A pesquisa é desenvolvida sob a ótica da História Cultural e mobiliza ainda conceitos como práticas e culturas escolares desenvolvidas no interior dos grupos escolares neste munícipio. Desse modo, aplica análise documental histórica, organizando quadros e compondo os fatos que possibilitaram evidenciar aspectos de um sentimento pátrio nas práticas de escolarização. Conclui-se que neste município havia um esforço dos agentes e instituições para construir representações que se fixassem no imaginário social e fossem constituindo sentido a partir do exercício de certas práticas, pautadas pelo desejo de formar uma nação consolidada por valores cívicos-patrióticos.