A ESCOLHA DO CAMPO DE ATUAÇÃO DE ESTUDANTES HOMENS NO CURSO DE PEDAGOGIA

A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DE GÊNERO E MASCULINIDADES, NA OPÇÃO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19999

Resumo

Nessa pesquisa, buscamos compreender como se constitui a identidade profissional de estudantes homens do curso de Pedagogia frente às construções de gênero e masculinidades, na escolha pela Educação Infantil como área de atuação, a partir do discurso pós-estruturalista acerca de identidades (Hall,2006), gênero (Louro,1997) e masculinidades (Connell,1995). Com ênfase na abordagem qualitativa, foram entrevistados 6 graduandos de uma universidade pública em Pernambuco. Os dados foram analisados a partir da análise temática de Bardin (1979) e indicaram que apesar de haver desconstruções quanto às noções de gênero e masculinidades atualmente, ainda permanece latente a noção de feminilidade da identidade profissional docente. Além disso, existem estigmas sociais associados à figura masculina nessa etapa, que opõe o trabalho de homens e mulheres, e que também são encontrados e validados nos discursos dos pesquisados, provocando receios quanto a essa escolha profissional por parte dos futuros pedagogos.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Lima, UFPE

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Depto de Políticas e Gestão da Educação/CE/UFPE

Danilo Cardoso Correia, UFPE

Graduando do Curso de Pedagogia da UFPE.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

LIMA, Maria da Conceição Silva; CORREIA, Danilo Cardoso. A ESCOLHA DO CAMPO DE ATUAÇÃO DE ESTUDANTES HOMENS NO CURSO DE PEDAGOGIA: A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DE GÊNERO E MASCULINIDADES, NA OPÇÃO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 565–586, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19999. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19999. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens