"O QUE ESTOU FAZENDO AQUI?”

MASCULINIDADES CREEP NO SERIADO SEX EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19897

Resumo

Este artigo propõe uma cartografia das masculinidades dissidentes a partir da análise da narrativa midiática seriada Sex Education (2019), com foco nos personagens Eric e Adam, cujas trajetórias tensionam a masculinidade hegemônica no espaço escolar. Ancorada nos Estudos Culturais em uma perspectiva pós-crítica, adotamos uma metodologia cartográfica, de inspiração deleuzo-guattariana, considerando Sex Education como artefato cultural que, ao produzir sentidos e significados acerca da masculinidade, torna-se um currículo. Inspirados teoricamente por Judith Butler, Stuart Hall e Michel Foucault, compreendemos a performatividade de gênero como uma prática discursiva reiterativa, mostrando mecanismos de regulação da masculinidade e fissuras que possibilitam sua reconfiguração. A análise de cenas evidencia como a narrativa ficcional articula-se a realidades sociais, promovendo deslocamentos normativos e abrindo brechas para outras formas de existência. Concluímos que Sex Education potencializa a visibilidade de sujeitos dissidentes e desafia a escola a assumir um papel mais inclusivo e acolhedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renildo Franco da Silva, Uern - Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Norte, UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ensino, Especialista em Arte-Educação e em Letras: Português e Literatura, Especialista em Gestão Escolar, graduado em Letras, Pedagogo, Neuropsicopedagogo, MBA em Gestão da Aprendizagem. Arte-Educador na área Teatral, escritor, diretor cênico, artista plástico, ator, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Arte-Eduação, Pedagogo e Neuropiscopedagogo.

Evanilson Gurgel, UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Centro Multidisciplinar de Angicos. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/IFRN/UFERSA). Doutor em Educação pela UFBA (2022). Mestre em Educação pela UFRN (2018). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRN (2014). Licenciado em Pedagogia pela Uninter (2021). Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na modalidade Alfabetização. Líder do grupo (ARTE)FATOS: Grupo de Estudos e Pesquisas em Narrativas, Currículos e Políticas Culturais/UFERSA/CNPq. Representante do Comitê de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (CPPGIT) da UFERSA. Conselheiro do Conselho do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA/UFERSA). Representante dos Colegiado dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Computação e Informática da UFERSA. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFERSA. Prêmios: Tese de Doutorado indicada ao Prêmio CAPES de Tese/Edição 2023 pelo PPGE/UFBA.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

SILVA, Renildo Franco da; GURGEL, Evanilson. "O QUE ESTOU FAZENDO AQUI?”: MASCULINIDADES CREEP NO SERIADO SEX EDUCATION. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2151–2171, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19897. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19897. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura