FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EQUIDADE RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19198

Resumo

Este artigo compartilha resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores/as de dez redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul, que teve como objetivo desenvolver práticas pedagógicas inovadoras sobre a diversidade étnico-racial, com vistas ao fomento da equidade racial. Discute sobre a formação continuada de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a importância do fortalecimento de redes antirracistas, na articulação entre universidade e Educação Básica, especialmente em tempos reacionários. A metodologia é qualitativa, de natureza aplicada, com encontros realizados com os docentes e posterior realização de entrevistas individuais. Os resultados mostram que a formação desenvolvida foi potente por ter se constituído enquanto laboratório, propiciando a troca e o fortalecimento das ações individuais e coletivas. Para a educação antirracista, a docência se configura como uma micropolítica de resistência, capaz de produzir fissuras nas relações de poder que sustentam o racismo e de construir novas subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Cirilo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Professora de História das redes municipais de educação de Canoas e Esteio/RS. 

Viviane Ines Weschenfelder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Licenciada em História e Pedagogia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Cidadania (GPEDiC/Unisinos/CNPq). Docente da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação da Unisinos, onde coordena a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR). Ativista da ONG Alphorria. Pesquisadora nos seguintes temas: educação das relações étnico-raciais, docência, interculturalidade, equidade e inclusão.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

CIRILO, Maria Aparecida; WESCHENFELDER, Viviane Ines. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EQUIDADE RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EM REDE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1103–1125, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19198. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19198. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários