FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EQUIDADE RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19198Resumo
Este artigo compartilha resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores/as de dez redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul, que teve como objetivo desenvolver práticas pedagógicas inovadoras sobre a diversidade étnico-racial, com vistas ao fomento da equidade racial. Discute sobre a formação continuada de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a importância do fortalecimento de redes antirracistas, na articulação entre universidade e Educação Básica, especialmente em tempos reacionários. A metodologia é qualitativa, de natureza aplicada, com encontros realizados com os docentes e posterior realização de entrevistas individuais. Os resultados mostram que a formação desenvolvida foi potente por ter se constituído enquanto laboratório, propiciando a troca e o fortalecimento das ações individuais e coletivas. Para a educação antirracista, a docência se configura como uma micropolítica de resistência, capaz de produzir fissuras nas relações de poder que sustentam o racismo e de construir novas subjetividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




