“COM VIADO NEM O DIABO PODE”

‘GONGAÇÕES’ CRIATIVAS EM TEMPOS REACIONÁRIOS DE DISPUTAS COM GÊNEROSEXUALIDADES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19126

Abstract

Nas últimas décadas, temos enfrentado ataques neoconservadores endereçados a populações específicas, como mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+, por meio de ataques de ódio com desejo de apagamento e de aniquilação das diferenças. O texto que se apresenta aqui, objetiva analisar as tensões em torno das questões de gênerosexualidades a partir de cenas cotidianas vividas no curso de Pedagogia de uma universidade federal. Para isso, ele se utiliza do cotidiano, das observações e das conversas como apostas teoricometodológicas para problematizar as questões que são produzidas pelos embates de uma sociedade assentada sobre a normatividade, que esquadrinha corpos e gênerosexualidades a partir da heterossexualidade. Com isso, percebemos que há disputas em torno da legitimação das possibilidades de vivência das vidas que se desviam das normas e, assim, constantes gongações-resistências aos processos que subalternizam algumas vidas em detrimento de outras.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor, Mestre e Pedagogo em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é docente e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Três Marias e vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares (GEPPC) e ao Grupo de Estudos em Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI), ambos vinculados ao CNPq. Tem desenvolvido suas pesquisas no âmbito dos estudos de Currículo, Diferença, Gênerosexualidades, Teoria queer e suas relações com as pesquisas com os cotidianos.

Jeane da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, atualmente, é professora vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Desenvolve pesquisas no âmbito dos estudos de Gênero e sexualidade; Didática e Currículo, Políticas públicas intersetoriais e Formação de profissionais de educação e de saúde.

Ana Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, vinculada a Linha de Políticas Educacionais do PPGE/CE/UFPB. Desenvolve pesquisas sobre Políticas Curriculares para o Ensino Médio, Educação Integral, Formação do Educador, Generosexualidades e estudos com os cotidianos.

Published

2025-08-16

How to Cite

PEREIRA, José; DA SILVA, Jeane; RODRIGUES, Ana. “COM VIADO NEM O DIABO PODE”: ‘GONGAÇÕES’ CRIATIVAS EM TEMPOS REACIONÁRIOS DE DISPUTAS COM GÊNEROSEXUALIDADES. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 51–72, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19126. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19126. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários