“COM VIADO NEM O DIABO PODE”
‘GONGAÇÕES’ CRIATIVAS EM TEMPOS REACIONÁRIOS DE DISPUTAS COM GÊNEROSEXUALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19126Abstract
Nas últimas décadas, temos enfrentado ataques neoconservadores endereçados a populações específicas, como mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+, por meio de ataques de ódio com desejo de apagamento e de aniquilação das diferenças. O texto que se apresenta aqui, objetiva analisar as tensões em torno das questões de gênerosexualidades a partir de cenas cotidianas vividas no curso de Pedagogia de uma universidade federal. Para isso, ele se utiliza do cotidiano, das observações e das conversas como apostas teoricometodológicas para problematizar as questões que são produzidas pelos embates de uma sociedade assentada sobre a normatividade, que esquadrinha corpos e gênerosexualidades a partir da heterossexualidade. Com isso, percebemos que há disputas em torno da legitimação das possibilidades de vivência das vidas que se desviam das normas e, assim, constantes gongações-resistências aos processos que subalternizam algumas vidas em detrimento de outras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




