A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18694

Résumé

O processo transexualizador foi instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde em 2008, tendo na composição de suas linhas de cuidado uma equipe mínima, multiprofissional, que inclui os profissionais da Psicologia. Objetivou-se com este artigo refletir sobre a atuação da psicóloga e do psicólogo no processo transexualizador, repensando sua formação e prática. Para isto, utilizou-se a metodologia descritiva, narrando a experiência de uma residente de Psicologia em um hospital universitário e dialogando com a literatura científica. Ao longo do artigo, discorreu-se acerca da construção histórica do processo transexualizador no Brasil. Observou-se que sua constituição se deu sob a égide dos processos patologizantes vigentes à época, e persistentes nos tempos atuais. O artigo conclui com a proposta de um novo olhar sobre a atuação da Psicologia, que preconize o cuidado humanizado nas ações e serviços de saúde destinados à população trans. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Amanda Neves da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Residente de Psicologia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Gabriel Felipe da Silva Tardin Alves, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - HU-UFJF

Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF/UFRJ

Débora Andrade Caetano , Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - HU-UFJF

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

NEVES DA COSTA, Amanda; DA SILVA TARDIN ALVES, Gabriel Felipe; ANDRADE CAETANO , Débora. A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1346–1368, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18694. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18694. Acesso em: 5 déc. 2025.