A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18532

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a interseção entre transfeminismo e ciência, analisando como as discussões de gênero impactam a produção de conhecimento. A pesquisa qualitativa foi realizada no Portal de Periódicos da Capes, utilizando o termo de busca “Transfeminismo AND ciência”, resultando na seleção de sete artigos que abordam essa temática. As seções da pesquisa incluem a introdução aos feminismos e suas críticas às estruturas de opressão, uma análise da construção e desconstrução de gênero e uma discussão sobre a visibilidade e inclusão das identidades trans. Enfatiza-se a necessidade de uma ciência mais inclusiva que incorpore vozes trans, destacando o transfeminismo como um agente transformador. Conclui-se que é essencial romper estereótipos de gênero e promover uma inclusão mais ampla nas práticas acadêmicas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Figueiredo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atual bolsista DPDI - DACCA - REDE REPOSITÓRIOS DADOS DE PESQUISAS (Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP). 

Janes Specht Marchand da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda pelo Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

ROSA, Isabela Figueiredo da; SILVA, Janes Specht Marchand da; MIRANDA, Angélica Conceição Dias. A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1444–1465, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18532. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18532. Acesso em: 5 dez. 2025.