DIALOGANDO COM ADOLESCENTES SOBRE DIFERENÇAS, IDENTIDADES E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17484

Resumo

Este estudo aborda a urgência de promover a saúde mental entre adolescentes, destacando o aumento de transtornos mentais nesta população, especialmente no contexto da pandemia. O objetivo foi fomentar a educação emocional através de intervenções colaborativas em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul, engajando estudantes de 13 a 18 anos de idade. A pesquisa, de caráter qualitativo e interventivo, utilizou uma metodologia participativa e dialógica, com a realização  de seis oficinas "Movimente-Se". Estas sessões focaram no desenvolvimento de competências emocionais, como consciência e regulação emocional, autonomia pessoal, competências sociais e para a vida, por meio  da discussão de temas emergentes trazidos pelos próprios estudantes. A análise dos dados foi conduzida utilizando-se a Análise Temática das produções narrativas e simbólicas dos estudantes, evidenciando que metodologias dialógicas potencializam a construção de saberes e o desenvolvimento de competências emocionais no público estudado.

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Biografia do Autor

Fúlvia da Silva Spohr, UFCSPA

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) na área da Pedagogia. Pós-doutorado em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado Acadêmico em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAÚDE) da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS). É Educadora Popular pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e Licenciada em Pedagogia no magistério das matérias pedagógicas do ensino médio e empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora visitante (2022/2023) no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, RN). Pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde e LABAN - Laboratório de Análises Narrativas. Atua na área da Pedagogia: Metodologia da Extensão. Temas de Interesse: Epistemologia; Biologia da Cognição; Pedagogia Crítica; Comunicação em saúde, Educação e saúde; Ensino na Saúde; Formação de Professores; Docência no Ensino Superior; Extensão Universitária, Educação Popular em Saúde e Metodologias Participativas e Extensionistas: currículo, multiculturalismo e decolonialidades.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5069-7462

Cleidilene Ramos Magalhães, UFCSPA

Realizou Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (2010). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Educação e Humanidades da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UFCSPA, na Coordenação de Aprendizagem e Desenvolvimento Docente. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde; docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado Profissional) e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado Acadêmicos). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (PPGENSAU) da UFCSPA (2015/2019). Atua como Consultora da CAPES, na Área 46 (ENSINO). Tem experiência na área de Educação e Ensino em Saúde, com ênfase nas temáticas: processos de ensino aprendizagem; didática, metodologia de ensino e avaliação; docência e prática pedagógica no ensino superior; formação pedagógica de professores e profissionais da saúde; educação permanente em saúde; concepções e práticas em preceptoria; apoio psicopedagógico ao estudante universitário; autorregulação da aprendizagem da Educação Básica ao Ensino Superior; autorregulação e saúde; aprendizagem e desenvolvimento docente. E-mail: cleidirm@ufcspa.edu.br
ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-4193-0859

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Brandim Goergen, L. R., Spohr, F. da S., & Magalhães, C. R. (2024). DIALOGANDO COM ADOLESCENTES SOBRE DIFERENÇAS, IDENTIDADES E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA VIDA. Diversidade E Educação, 12(1), 1329–1343. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17484