GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E VALORES FAMILIARES
IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16289Resumo
Este artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada em âmbito de doutorado e tem como objetivo problematizar o avanço do conservadorismo no campo da educação. A partir das lentes teórico-metodológicas da governamentalidade (Foucault, 2010; 2023), o trabalho discute como a governamentalidade neoliberal, em sua atual face conservadora, encontra em aparatos como o Programa Escola sem Partido e o movimento a favor da escolarização doméstica mecanismos que visam estabelecer a precedência dos valores tradicionais da família em políticas educacionais brasileiras formuladas na última década. A partir da discussão levantada, entende-se que a ascensão de uma agenda familiar nos domínios da educação está diretamente vinculada ao projeto neoliberal de dissolução dos laços sociais e de primazia de uma ordem privada, homogênea e familiar em detrimento de uma ordem pública, plural e democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.