GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E VALORES FAMILIARES

IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16289

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada em âmbito de doutorado e tem como objetivo problematizar o avanço do conservadorismo no campo da educação. A partir das lentes teórico-metodológicas da governamentalidade (Foucault, 2010; 2023), o trabalho discute como a governamentalidade neoliberal, em sua atual face conservadora, encontra em aparatos como o Programa Escola sem Partido e o movimento a favor da escolarização doméstica mecanismos que visam estabelecer a precedência dos valores tradicionais da família em políticas educacionais brasileiras formuladas na última década. A partir da discussão levantada, entende-se que a ascensão de uma agenda familiar nos domínios da educação está diretamente vinculada ao projeto neoliberal de dissolução dos laços sociais e de primazia de uma ordem privada, homogênea e familiar em detrimento de uma ordem pública, plural e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Scotta, UNISC/IFFar

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UNISC Identidade e Diferença na Educação e do Observatório de Educação e Biopolítica - OEBIO. Possui Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Licenciatura em Letras pela mesma instituição (2005). Atuou no Instituto Federal Rio Grande do Sul de agosto de 2009 a março de 2011 e, desde então, é servidora do Instituto Federal Farroupilha. Com experiência na área de Análise de Discurso e estudos foucaultianos, atualmente investiga as relações entre educação e a racionalidade neoliberal, buscando discutir os processos de educabilidade e de subjetivação da família no contexto de recrudescimento de um núcleo moral do neoliberalismo. 

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Scotta, L. (2024). GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E VALORES FAMILIARES: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. Diversidade E Educação, 12(1), 1013–1036. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16289