DESCONSTRUINDO GÊNERO
JOGANDO COM TEATRO E SOCIOLOGIA PARA PROBLEMATIZAR PERFORMANCES DE GÊNERO JUNTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16221Resumo
Nesta proposta iremos descrever e analisar duas experiências interdisciplinares, que envolveram os componentes curriculares de Teatro e Sociologia. As experiências foram orientadas por uma mesma situação-problema, a qual versava sobre a construção de performances de gênero em nosso cotidiano, e convidava os estudantes de Ensino Médio a vivenciar essas situações através de atividades lúdicas e criativas, como jogos de improvisação e construção de cenas. Conjuntamente com a descrição propomos análises com relação a percepção dos estudantes a respeito dos padrões e performances de gênero, a partir das cenas e jogos, com base na em referências que conectam gênero e educação. Consideramos que as experimentações narradas demonstram a importância de evidenciar a presença do corpo nos processos de aprendizagem, sobretudo em reflexões voltadas à desconstrução de performatividades de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.