DESCONSTRUINDO GÊNERO

JOGANDO COM TEATRO E SOCIOLOGIA PARA PROBLEMATIZAR PERFORMANCES DE GÊNERO JUNTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Suélen Pinheiro Freire Acosta UFRGS
  • Marlise Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16221

Resumo

Nesta proposta iremos descrever e analisar duas experiências interdisciplinares, que envolveram os componentes curriculares de Teatro e Sociologia. As experiências foram orientadas por uma mesma situação-problema, a qual versava sobre a construção de performances de gênero em nosso cotidiano, e convidava os estudantes de Ensino Médio a vivenciar essas situações através de atividades lúdicas e criativas, como jogos de improvisação e construção de cenas. Conjuntamente com a descrição propomos análises com relação a percepção dos estudantes a respeito dos padrões e performances de gênero, a partir das cenas e jogos, com base na em referências que conectam gênero e educação. Consideramos que as experimentações narradas demonstram a importância de evidenciar a presença do corpo nos processos de aprendizagem, sobretudo em reflexões voltadas à desconstrução de performatividades de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlise, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra pelo PPGED- Mestrado Profissional (UERGS). Graduada em Teatro: Licenciatura (UERGS). Idealizadora do Território Tremulum e do projeto Cuidado Mulheres Trabalhando. Integrante do grupo de pesquisa FLUME Arte e Educação (UERGS).

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Pinheiro Freire Acosta, S., & Marlise. (2024). DESCONSTRUINDO GÊNERO: JOGANDO COM TEATRO E SOCIOLOGIA PARA PROBLEMATIZAR PERFORMANCES DE GÊNERO JUNTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Diversidade E Educação, 12(1), 1311–1328. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16221